Megaoperação contra o 'CV' tem 7 mortos e 19 presos em comunidades do Rio de Janeiro
Ação espalhou 500 agentes por 15 comunidades na cidade para restabelecer a segurança contra avanço da facção

Foram contabilizados sete suspeitos mortos em confrontos da polícia durante uma megaoperação contra o Comando Vermelho (CV) em comunidades do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (10). Os agentes das forças policiais foram a 15 comunidades ou bairros da Região Metropolitana da cidade.
Até o momento, foram contabilizadas sete mortes e 19 suspeitos presos, além de dez fuzis, oito pistolas, duas granadas apreendidas e 11 toneladas de barricadas removidas. A operação começou no dia seguinte à que terminou na morte do traficante Ygor Freitas Andrade, conhecido como Matuê, um dos supostos “homens guerra” do CV na Zona Oeste do RJ.
Leia Também :
➢PRF e PF apreendem 65 litros de lança-perfume na BR-101
Das sete mortes, seis ocorreram de madrugada no Morro do Juramento, na Zona Norte, em ação do 41°BPM (Irajá), enquanto a outra morte veio de uma ação do 15°BPM no Complexo da Mangueirinha, em Duque de Caxias, onde cinco homens foram presos.
O chefe da Polícia Civil, Felipe Curi, disse em uma coletiva de imprensa, que o tráfico no bairro Muzema, passou a utilizar urnas para que moradores depositassem valores para a organização criminosa, devido ao alto número de prisões realizadas em momentos de cobrança.
Segundo Carlos Oliveira, subsecretário de Planejamento Operacional, a facção sofreu bloqueios financeiros de valores consideráveis “Já tivemos um bloqueio de R$ 6 bilhões em relação ao Comando Vermelho. É um baque importante para a organização criminosa.”.
Onde ocorreu a megaoperação?
Bateau Mouche (Praça Seca): Batalhão de Choque
Chacrinha (Praça Seca): Choque
Cidade de Deus: Bope
Complexo da Mangueirinha (Duque de Caxias): 15º BPM (Caxias)
Gardênia Azul: Bope
Morro da Caixa D’Água (Quintino): Choque
Morro do Banco (Itanhangá): Polícia Civil
Morro do Dezoito (Água Santa): 3º BPM (Méier)
Morro do Jordão (Taquara): Choque
Morro do Juramento (Vicente de Carvalho): 41º BPM (Irajá)
Muzema (Itanhangá): Polícia Civil
Pendura-Saia (Praça Seca): Choque
Rio das Pedras: Polícia Civil — comunidade dominada pela milícia
Tijuquinha (Itanhangá): Polícia Civil
Vila Kennedy: 14º BPM (Bangu)