Veja ranking das 20 cidades e estados mais violentos, segundo dados do Anuário de Segurança
Das 20 cidades mais violentas, 16 estão no Nordeste do país

Segundo os dados do Anuário de Segurança, publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), nesta quinta-feira (24), o município de Maranguape, no Ceará, é a cidade mais violenta do país em 2024, com uma taxa de quase 80 mortes violentas a cada 100 mil habitantes.
A vice-liderança do ranking ficou com Jequié (CE), que teve uma taxa de 77,6. Na sequência vêm Juazeiro (BA), Camaçari (BA) e Cabo de Santo Agostinho (PE). De acordo com o levantamento, das 20 cidades mais violentas, 16 ficam no Nordeste. O estado da Bahia, também concentra cinco cidades das dez mas violentas.
Para o FBSP, a violência está relacionada a disputas entre as facções por controle do tráfico de drogas. O ranking leva em conta homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes decorrentes de intervenção policial nas cidades com mais de 100 mil habitantes.
Leia também:
FGTS deve distribuir cerca de R$ 13 bilhões ao trabalhadores referente ao lucro de 2024
Corpo de Preta Gil chega ao Rio para velório no Theatro Municipal
No ranking dos estados mais violentos em 2024, o Amapá lidera a lista com uma taxa de 45,1 mortes. Na sequência vem Bahia (40,6) e Ceará (37,5). Mesmo com a liderança, o Amapá apresentou uma queda de 30,6 % na taxa em relação a 2023, quando também ocupava a primeira colocação, com 64,9 mortes por 100 mil.
