Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,7967 | Euro R$ 6,2819
Search

Relembre: Guerra do tráfico aterrorizou São Gonçalo em 2021

Confrontos entre CV e TCP duraram vários meses na cidade

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 30 de dezembro de 2021 - 13:23
Guerra do tráfico marcou o ano de 2021 em SG
Guerra do tráfico marcou o ano de 2021 em SG -

Além da pandemia de coronavírus, assuntos de segurança pública marcaram a vida de milhares de pessoas em 2021. Em São Gonçalo, as guerra de facções criminosas e também entre traficantes e a Polícia Militar levaram medo e preocupação a milhares de pessoas. O SÃO GONÇALO reuniu alguns dos principais fatos para entender os conflitos que afetaram milhares de gonçaleneses.

No início de 2021, moradores das comunidades Vila Candoza, no bairro Jóquei; da Dita, Tronco e 590, no bairro Coelho; e na Alma, no bairro Almerinda presenciaram uma série de confrontos entre as facções criminosas Terceiro Comando Puro (TCP) e Comando Vermelho (CV), que lutaram pelo domínio do tráfico de drogas da região. A disputa começou em setembro de 2020, quando criminosos ligados ao TCP invadiram as comunidades, então comandadas pelo CV. Pelo menos 10 criminosos morreram em confrontos.


Saiba mais: 

Traficantes do TCP filmam própria 'atuação' em invasão ao Bairro Almerinda
TCP invade território inimigo e troca tiros com traficantes do CV em São Gonçalo



A guerra entre as facções foi interrompida nos primeiros meses de 2021, após a Polícia Militar, por meio do 7º BPM (São Gonçalo), realizar ações nas comunidades para tentar estabilizar a situação. Em uma dessas operações, em janeiro, três fuzis foram apreendidos e quatro homens foram presos na Vila Candoza. No entanto, apesar da ação do Estado, os confrontos voltaram a ser registrados em março.

Guerra do tráfico marcou o ano de 2021 em SG
Guerra do tráfico marcou o ano de 2021 em SG |  Foto: Divulgação

Saiba mais: PM prende quatro e apreende três fuzis em operação na Vila Candoza

Em meio a toda essa disputa de forças, os mais prejudicados acabam sendo os moradores da região. Também em março, durante uma das operações da Polícia Militar para tentar combater o tráfico da região, uma mulher de 22 anos e uma menina de 12 foram baleadas durante uma troca de tiros entre criminosos e policiais. As duas foram socorridas ao Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), receberam atendimento e ficaram fora de perigo.

Saiba mais: 
Operação da PM após guerra do tráfico deixa mulher e criança baleadas na Vila Candoza
'Golpe de Estado' facilitou retomada do 'CV' no Complexo da Alma, em SG

Ainda no final de março, o CV conseguiu retomar o controle do tráfico de drogas nas comunidades e os intensos confrontos com o TCP cessaram. Conforme informações obtidas por O SÃO GONÇALO, lideranças de uma terceira facção, Amigos dos Amigos (AdA), deram ordem para que fosse feita uma união com os 'vermelhos' para dar apoio à manutenção das bocas-de-fumo na região. A retomada do CV foi coordenada por Antônio Ilário Ferreira, o 'Rabicó', uma das principais lideranças do crime organizado em São Gonçalo.

Matérias Relacionadas