Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Polícia 'caça' criminoso envolvido em uma tentativa de resgate de traficantes no Complexo de Gericinó

Um outro envolvido está foragido, e as autoridades já pediram a Justiça um mandado de prisão

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 23 de setembro de 2021 - 08:28
Ele está evadido do Sistema Penitenciário desde 2019 
Ele está evadido do Sistema Penitenciário desde 2019  -

O Portal dos Procurados divulga nesta quarta-feira (22), um cartaz da ajudar nas investigações da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas – Inquéritos Especiais – DRACO-IE, com a finalidade de obter informações que possam levar a localização do traficante Marcos Antônio da Silva, o Marcos Paraíba ou Pará, de 34 anos. Ele é um dos envolvidos no plano de um resgate de traficantes, no Presidio Vicente Piragibe, no Complexo de Gericinó, em Bangu, após um helicóptero ser sequestrado no último domingo (19). Ligado a facção Comando Vermelho – CV, ele pertence ao tráfico da Favela do Sabão, no Centro de Niterói. Um outro envolvido está foragido, e as autoridades já pediram a Justiça um mandado de prisão.

Segundo a Draco, o objetivo deles era resgatar Carlos Vinícius Lírio da Silva, o Cabeção, chefe do Sabão, de 41 anos; Márcio Gomes de Medeiros Roque, o Marcinho do Turano, de 48 e José Benemário de Araújo, o Benemário, de 59, um dos líderes do tráfico de drogas, da Favela do Mandela e Manguinhos, na Zona Norte do Rio.  A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) transferiu Marcinho do Turano direto para Bangu 1 (unidade de segurança máxima) no início da noite do dia 21.

A Draco apurou que ainda no domingo, Parazinho e o outro envolvido, solicitaram um carro de aplicativo, na favela do Santo Cristo, no Fonseca, em Niterói, com destino ao heliponto da Lagoa, na Zona Sul do Rio. No local, eles decolaram para seguir viagem para Angra dos Reis, mas antes, pararam para abastecer a aeronave no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste. Ao chegarem na Costa Verde, a dupla se hospedou em um hotel de luxo, até retornar para o helicóptero e, então, dar continuidade ao plano de resgate.

Os investigadores descobriram também que a dupla exigiu um helicóptero esquilo, que coubesse pelo menos cinco passageiros. Pelas investigações, este é um indicativo de que o plano era resgatar mais de um traficante, que acabou sendo frustrado, pelo fato, do piloto da aeronave, ser um piloto da Policia Civil.

As investigações também identificaram o preso Cabeça, como principal suspeito de ser o mentor do plano. Ele é o chefe do tráfico da comunidade do Sabão, no Centro de Niterói, na Região Metropolitana. O criminoso foi investigado por, mesmo preso, comandar algumas das mais recentes guerras pelo controle de territórios na cidade.

Marcos Paraíba, encontra-se na condição de Evadido do Sistema Penitenciário, desde setembro de 2019, do Instituto Penal Coronel PM Francisco Spargoli Rocha, após receber o benefício de saída de Trabalho Extra Muro. Contra ele consta um mandado de prisão, o Nº: 0185309-09.2011.8.19.0001.0001, expedido pela VEP – Vara de Execuções Penais. Ainda possui anotações criminais e condenações por: Homicídio (Artigo 121); Lei de Drogas (Artigo 33 do CP); Destruição, subtração ou ocultação de cadáver ou parte dele (Artigo 211 do CP).

Preso pela primeira vez, em julho de 2007, o criminoso teve uma fuga em abril de 2013, sendo recapturado em maio do mesmo ano.

O Disque Denúncia recebe informações sobre os envolvidos em resgate de traficantes de presídio em Bangu, nos seguintes canais de atendimento:

Zap do Portal dos Procurados: (21) 98849-6099

(21) 2253 1177 ou 0300-253-1177

APP "Disque Denúncia RJ"

Facebook/(inbox): https://www.facebook.com/procuradosrj/,

https://twitter.com/PProcurados (mensagens).

A Draco está encarregada do caso e do inquérito criminal.

Leia Mais:

Vídeo: 'Cabeça', pivô de sangrenta 'guerra por territórios em Niterói, liderou plano de fuga com sequestro de helicóptero

Autores de plano de resgate 'de cinema' no Rio, com sequestro de helicóptero podem ser de Niterói (vídeo)

Piloto-policial que teve helicóptero sequestrado por criminosos fala sobre o caso: "imaginei que poderia ser o meu último voo"

Vídeo: Manobra heróica de piloto em helicóptero no Rio impede 'plano aéreo' de fuga espetacular em presídio da Zona Oeste

Matérias Relacionadas