Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Obras do Horto Municipal de Cabo Frio entram na reta final

Reabertura acontece no dia 6 de setembro

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 23 de agosto de 2017 - 11:30
Cerimônia oficial  de reinauguração será no Dia da Árvore, no dia 21 de setembro, às 10h.
Cerimônia oficial de reinauguração será no Dia da Árvore, no dia 21 de setembro, às 10h. -

O Horto Municipal, que desde janeiro vem recebendo ações para ser recuperado, entra na fase final de melhorias para que seja reaberto oficialmente para a população. Na última segunda-feira (21), começou a reforma de todas as instalações do espaço. A reabertura ao público acontece no dia 6 de setembro, a partir das 10h, quando o horto vai receber uma exposição de orquídeas e suculentas, que vai até o domingo, dia 10. A exposição ficará na área do sementeiro. A cerimônia oficial de reinauguração será no Dia da Árvore, 21 de setembro.

A reforma do Horto Municipal acontece em parceria com a Comsercaf. Cerca de 12 homens trabalham nas obras da recepção, do escritório, do galpão de mudas, da sala de ferramentas, do sementeiro e da casa central. Todos os locais recebem melhorias, pois haviam sido abandonados na gestão passada. O galpão, por exemplo, terá todo o telhado reformado. As baias de mudas passarão por ordenamento.

A cerca do espaço também será trocada. Uma estrutura provisória será colocada para que espécies endêmicas sejam plantadas e para que vire uma cerca viva. Assim que as espécies crescerem e tomarem a forma da cerca, a estrutura será retirada. Além disso, o local ganha também uma nova iluminação.

“A reinauguração do horto é fundamental para a cidade e para que ele volte a cumprir sua função de abastecer a Prefeitura na reposição e replantio das áreas verdes. E também para que a população utilize aquele espaço da melhor forma possível”, destacou o coordenador de Meio Ambiente, Eduardo Pimenta.

Para o secretário de Desenvolvimento, Cláudio Bastos, a reabertura do espaço pode ser considerada uma vitória para a sociedade de Cabo Frio. “Mesmo com todas as dificuldades econômicas, a Prefeitura conseguiu reservar recursos para a sua recuperação, pois sua função é fundamental para o meio ambiente da nossa cidade", afirmou.

Atualmente, o local abriga cerca de três mil mudas, de aproximadamente 12 mil espécies nativas, que estão disponíveis para doação. Interessados em adquirir as plantas devem procurar o horto de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, e preencher um formulário indicando a quantidade solicitada e locais em que as mudas serão plantadas. São priorizadas as doações para plantio em áreas como praças e logradouros. O Horto Municipal fica na Avenida Henrique Terra, no bairro Portinho.

Leia outras notícias da região:

Um homem é morto e outro baleado em menos de 24h em Araruama

Líder do tráfico de Cabo Frio é preso no Morro da Providência no Rio

Matérias Relacionadas