Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

PT e PDT 'namoram' e podem trocar 'alianças' nas eleições em São Gonçalo

Dirigentes das legendas se encontraram nesta quarta (9), no Centro da cidade

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 09 de setembro de 2020 - 21:25
Reunião entre petistas e pedetistas no restaurante Rodo Grill, no Centro de São Gonçalo
Reunião entre petistas e pedetistas no restaurante Rodo Grill, no Centro de São Gonçalo -

As 'peças' do 'tabuleiro' da política gonçalense continuam em movimento, tanto à direita, quanto à esquerda no 'jogo de xadrez' das eleições municipais marcadas para o dia 15 de novembro, pela sucessão do prefeito José Luiz Nanci. A novidade na disputa é uma possível aliança entre os 'cavaleiros' do PT e do PDT, que depende agora das bençãos dos 'bispos' das duas legendas, o ex-prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT); e o atual prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT). 

No movimento mais recente desse 'xadrez', dirigentes das duas legendas progressistas e os próprios 'peões' envolvidos no jogo, o petista Dimas Gadelha, e o pedetista Marlos Costa,  se reuniram em almoço nesta quarta-feira (9), num restaurante do Centro de São Gonçalo.

Na mesa, de acordo com convidados dos dois partidos que participaram do almoço, mas pediram anonimato, revelaram à reportagem de O SÃO GONÇALO, o prato principal servido foi  candidatura de Dimas como cabeça de chapa; tendo Marlos como vice.  No entanto, oficialmente, os dois pré-candidatos disseram que a famosa declaração de 'unidos, até que a próxima eleição nos separe' só deve ser anunciada nas convenções dos dois partidos, que acontecem no próximo dia 14 (PDT) e 15 (PT).

"Ainda estamos conversando sobre isso (coligação PT-PDT, em São Gonçalo). Não tem nada confirmado, porém temos um bom relacionamento", disse Dimas Gadelha, que terá o vereador Gilson do Cefen (PROS), como coordenador de campanha, com isso vai contar com o apoio da família Garotinho para a eleição.

Marlos Costa, que é o presidente do PDT em São Gonçalo, também afirmou que não há nada confirmado. Ele divulgou uma nota em sua conta no Facebook dizendo que o almoço com os petistas foi "uma troca de ideias sobre o momento político na cidade".

"A respeito de notícia veiculada na tarde de hoje pela coluna da jornalista Berenice Seara, no jornal Extra, a respeito de formação de uma “chapa conjunta envolvendo o PT e o PDT em São Gonçalo”, venho a público declarar que:  O almoço que aconteceu hoje à tarde e que reuniu dirigentes do PDT e do PT da nossa cidade, dentre outras lideranças políticas, teve por motivação unicamente o debate franco e público que estamos fazendo na cidade já há algumas semanas com diversas forças progressistas sobre o cenário eleitoral de 2020, não se tratando de uma reunião visando apoio recíproco, nem sequer unificação de candidaturas. Em nenhum momento, o partido ou seus dirigentes foram procurados pela jornalista para falarem a respeito do encontro. O PDT de São Gonçalo reafirma sua candidatura própria a prefeito em São Gonçalo. Vale ressaltar, que qualquer encaminhamento sobre possibilidade de aliança partidária na cidade, de acordo com as resoluções do PDT, cabe a direção nacional do partido", justificou Marlos.

Em conversa com a reportagem de O SÃO GONÇALO, por telefone, Dimas e Marlos admitiram que uma candidatura com os apoios do ex-prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), e do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), fortaleceria a disputa, pois ambos são conhecidas lideranças no Leste Fluminense e com  popularidade alta por conta de administrações de sucesso nos dois municípios vizinhos a São Gonçalo.

"Acredito que seria muito bom para São Gonçalo, a possibilidade de eleger um prefeito tendo Niterói e Maricá como referência administrativa. São Gonçalo pode ser muito beneficiado com isso, formando um consórcio entre estas três cidades, trabalhando em conjunto. Em paralelo, estamos também discutindo a formação de uma frente de esquerda para as eleições de 2022", disse Dimas. 

Esta visão também é compartilhada por Marlos Costa, que também teceu elogios às administrações das duas cidades. "Niterói e Maricá têm as duas melhores gestões públicas do Estado do Rio. São melhores até do que a própria capital. Acredito que políticas consorciadas serão cada vez mais praticadas pelos municípios. Ainda mais num cenário de falência do governo estadual, e portanto, a união de esforços entre prefeituras vizinhas em áreas como mobilidade urbana, saúde, e educação devem fazer parte do plano de governo de qualquer candidatura", opinou.

Em entrevistas concedidas ao portal osaogoncalo.com.br, em março deste ano, tanto Dimas, quanto Quaquá já haviam apresentado suas ideias de planos de governo com inspirações no modelos de gestão de Maricá e Niterói. Para ler estas matérias basta clicar nos links abaixo.

1) Eleições Municipais de São Gonçalo 2020 | Entrevista com o pré-candidato Dimas Gadelha

2) Eleições Municipais de São Gonçalo 2020 | Entrevista com o pré-candidato Marlos Costa 

Matérias Relacionadas