Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Governo do RJ publica decreto de lei que multa quem não usar máscara

Punição inicia após prazo de 15 dias de conscientização

Escrito por Redação | 13 de julho de 2020 - 19:00

O governador Wilson Witzel (PSC) publicou, em edição extra do Diário Oficial desta segunda-feira (13/07), o decreto que regulamenta a lei do uso das máscaras e prevê multa para quem não usar a proteção em espaços públicos, transportes públicos, estabelecimentos comerciais e repartições públicas estaduais.

De acordo com o decreto, a população terá prazo de 15 dias de conscientização. Após o período, o descumprimento será punido com multas: de R$ 106,65 para pessoas físicas e R$ 700 para pessoas jurídicas. Os valores podem ser multiplicados em até cinco vezes em caso de reincidência. A cobrança será aplicada pela Vigilância Sanitária, com apoio das polícias Civil e Militar e agentes do Programa Segurança Presente, e os recursos serão destinados ao Fundo estadual de Saúde.

O decreto regulamenta a lei 8859/2020, de autoria do deputado Thiago Pampolha (PDT), sancionada pela Assembleia Legislativa no último dia 4 de junho. Diante da demora na regulamentação, o parlamentar aproveitou a visita do governador à Alerj, na última terça-feira, para cobrar a publicação do decreto.

"Fico feliz que que o governador tenha entendido a urgência na regulamentação e atendido o apelo. Ela é essencial nesse momento de reabertura. Certificar as pessoas usem máscara em espaços públicos é uma medida que previne a proliferação da doença e propicia um retorno com menos risco", comemorou o parlamentar, que também enviou ofício à CCR Barcas pedindo rigor na fiscalização nas embarcações. "Recebi muitas denúncias de passageiros viajando sem máscara, e isso é inadmissível". 

A recomendação para os governos incentivarem a população a usar máscaras não cirúrgicas de tecido veio da Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade afirma que essa proteção facial é aconselhável em áreas de transmissão generalizada e, especialmente, em locais onde o distanciamento físico de pelo menos 1 metro não é possível — como transportes públicos, lojas ou outros ambientes confinados ou lotados.

Matérias Relacionadas