Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2228 | Euro R$ 5,8798
Search

TSE registra 421 urnas substituídas nas primeiras 2 horas de votação

Número representa 0,7% das 499.248 máquinas distribuídas

relogio min de leitura | Redação
O TSE não informou os motivos que levaram à substituição das urnas
O TSE não informou os motivos que levaram à substituição das urnas -

Com pouco mais de duas horas de votação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou em boletim que 421 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas em todo o país neste domingo (4) de primeiro turno das eleições.

O número corresponde a 0,7% das 499.248 urnas empregadas na votação deste ano. A Justiça Eleitoral deixou reservadas mais 68.912 equipamentos para substituição, se necessário.


Leia também: 

Eleições 2026: São Gonçalo tem boca de urna em locais de votação neste domingo

Eleições 2026: Eduardo Paes vota no Rio neste domingo


O TSE não informa os motivos que levaram à substituição das urnas. Em geral a troca ocorre devido a falhas operacionais.

Neste ano, 55 auditores do Tribunal de Contas da União (TCU) acompanham testes de integridade que são realizados em urnas espalhadas por todas as unidades da Federação, informou o TSE. Até o momento, nenhuma ocorrência foi registrada.

Caso a urna eletrônica substituída apresente falha, a legislação prevê, como último recurso, a adoção de votação com cédula de papel. Até o momento, contudo, isso não foi necessário nas eleições deste ano.

Neste domingo (4), mais de 158,7 milhões de eleitores estão aptos a votar para os cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital.

Matérias Relacionadas