Trump defende Bolsonaro em post e acusa Justiça brasileira de "caça às bruxas"
Ex-presidente está inelegível e é réu por tentativa de golpe de Estado em 2022

Na manhã desta segunda-feira (7), Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos, voltou a recorrer ao tom provocador que a política internacional já conhece muito bem, dessa vez em defesa do aliado Jair Bolsonaro.
Em sua rede social Truth Social, Trump foi direto. Em letras garrafais, escreveu: “LEAVE BOLSONARO ALONE!”, traduzido como “deixem Bolsonaro em paz!”. Para ele, Bolsonaro está sendo alvo de uma "caça às bruxas", termo que costuma usar para descrever as investigações que também enfrenta nos EUA.
Trump afirma que o único julgamento legítimo ao qual Bolsonaro deveria se submeter seria o das urnas. “O nome disso é eleição”, completou.
Essa declaração não é nova, Bolsonaro enfrenta investigações no Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de envolvimento direto em articulações golpistas após a derrota nas eleições de 2022, além de tentativas de invalidar o processo eleitoral.
Leia também:
▸ Tecnologia de reconhecimento facial da PM prende mais de 40 criminosos em um mês
▸ Assessoria de imprensa atualiza estado de saúde de Edu Guedes
O post de Trump ecoou nas redes sociais e nos bastidores da política nacional. Para alguns, foi apenas mais um gesto entre aliados de longa data, que compartilham bandeiras semelhantes como o conservadorismo. Para outros, a fala do americano representa uma tentativa clara de interferir no debate político brasileiro, justamente num momento de forte polarização.