Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Ex-candidatos a Presidência reagem à vitória de Lula

Ciro, Tebet, Soraya e outros utilizaram redes sociais para comentar resultado do segundo turno

Escrito por Redação | 31 de outubro de 2022 - 16:00
Ex-candidatos se dividiram em posicionamentos
Ex-candidatos se dividiram em posicionamentos -

Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e outros ex-candidatos à Presidência da República utilizaram as redes sociais para comentar a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições para Presidente, que aconteceram no último domingo (30/10).

A candidata do MDB, que ficou no 3° lugar na disputa do primeiro turno, comemorou a eleição de Lula, a quem ela já tinha declarado apoio. "Venceu a democracia e a verdade", escreveu a senadora, que participu ativamente da campanha para o segundo turno do candidato do PT.

Obrigada, Brasil! ✊💜
As urnas falaram. Venceu a democracia e a verdade. Viva o povo brasileiro! Meus parabéns, presidente @LulaOficial. A hora é de comemorar porque amanhã vai ser outro dia.

— Simone Tebet (@simonetebetbr) October 30, 2022

Ciro Gomes, o quarto colocado no primeiro domingo de votações, também parabenizou Lula. "Desejo ao presidente eleito toda a felicidade na honrosa missão a si concedida pela maioria de nosso povo brasileiro", declarou o pedetista, que havia anunciado que iria seguir a posição de seu partido para o segundo turno.

Cumprindo o saudável dever democrático, quero cumprimentar o presidente Luiz Inacio Lula da Silva por sua vitória nas eleições recém apuradas.
Desejo ao presidente eleito toda a felicidade na honrosa missão a si concedida pela maioria de nosso povo brasileiro.

— Ciro Gomes 12 (@cirogomes) October 30, 2022

Já Felipe D'Ávila (Novo), apesar de também cumprimentar Lula, classificou a notícia como uma "tristeza nacional". "Cumprimento Lula pela vitória. Agora, nos resta fazer o papel de oposição ao novo governo e seguir firme defendendo os valores, princípios e propostas que apresentei ao longo da campanha presidencial", afirmou através de sua conta no Twitter.

NOTA OFICIAL

Tristeza Nacional. Venceu o populismo!

Em toda a minha trajetória, busquei defender a democracia, o estado de direito e um país livre do populismo. (1/5) 🧶 pic.twitter.com/lIJ7pPehnu

— Felipe D'Avila (@fdavilaoficial) October 31, 2022

Outra candidata que declarou não ter ficado muito feliz com o resultado foi Soraya Thronicke (União Brasil). Em declaração, ela disse que o resultado da apuração expressa "arrogância, idolatria, fanatismo, cegueira, traição e indiferença".

Eu sei que é chato dizer isso,mas…

EU AVISEI!

Arrogância,idolatria, fanatismo,cegueira, traição e indiferença se converteram no resultado das urnas.

Bolsonaro ñ é o q pregava.Aceitar e agradecer os eleitores q ele enganou é o mínimo que o cabo eleitoral de Lula deve fazer.

— SorayaThronicke (@SorayaThronicke) October 31, 2022

O ex-candidato Leonardo Péricles (UP) celebrou a vitória do candidato do PT e destacou que o desfecho do processo eleitoral "representa a derrota daquele fascista", em referência a Jair Bolsonaro (PL).

Parabéns @LulaOficial pela sua eleição. Estivemos trabalhando ativamente para essa vitória, que representa a derrota daquele fascista.

A luta continua! Vamos derrotar o fascismo nas ruas! pic.twitter.com/RdOnUhURc7

— Leo Pericles 80 (@LeoPericlesUP) October 31, 2022

Sofia Manzano (PCB) gravou um vídeo para comentar o resultado e "comemorar a derrota de Bolsonaro nas urnas". Em outra publicação, a candidata já havia esclarecido que só apoiava a candidatura de Lula por conta da posição oficial de seu partido, o PCB.

Vencemos Bolsonaro nas urnas, agora vamos vencer o bolsonarismo nas ruas! pic.twitter.com/kbYElc0pWD

— Sofia Manzano (@SofiaManzanoPCB) October 30, 2022

Assim como Manzano, Vera Lúcia (PSTU) também celebrou a derrota de Bolsonaro, após ter seguido o posicionamento de sua sigla e declarado "voto crítico" a Lula.

Compartilhe!! pic.twitter.com/xKOJoRuR5i

— Vera (@verapstu) October 31, 2022

Até o início da tarde desta segunda-feira (31/10), Padre Kelmon (PTB) e Constituinte Eymael (DC) ainda não haviam se pronunciado a respeito do resultado. O presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado no segundo turno, também não comentou publicamente a vitória de Lula.

Matérias Relacionadas