Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Vereadores de Niterói discutem durante manifestação na porta de shopping, vídeos!

Vereadora Benny Briolly registrou denúncia de transfobia contra o vereador Douglas Gomes

Escrito por Redação | 15 de junho de 2022 - 11:53

Nesta terça-feira (14), a vereadora Benny Briolly (PSOL) liderou uma manifestação em frente ao Plaza Shopping motivada pela censura de Exposição LGBT do artista Diego Moura, que foi retirada do Shopping sem aviso prévio a pedido do vereador bolsonarista Douglas Gomes (PL).

Na manifestação compareceram a vereadora Benny Briolly, o Grupo Diversidade Niterói, o Quilombo Urbano Xica Manicongo, a Casa Nem liderado pela ativista LGBT Indianarae Siqueira, o FONATRAS e diversas outros movimentos da causa LGBT. Em meio a palavras de ordem contra LGBT+fobia e “apitaços” a manifestação seguia de forma pacífica até a chegada de vereador bolsonarista e seus assessores que estenderam a bandeira do Brasil e faixas com dizeres contra o movimento LGBT e com mensagens de proteção as crianças: “deixem as nossas crianças”.

 

Leia Mais: Plaza Shopping censura exposição LGBTQIA+ após ataques homofóbicos


O vereador bolsonarista e seus assessores debocharam da manifestação e proferiram frases transfóbicas contra a vereadora trans Benny Briolly e seus assessores: “Cuidado, homem não pode agredir mulher porque dá Maria da Penha”, disse o vereador Douglas Gomes a vereadora Benny Briolly, enquanto suas assessoras dançavam fazendo sinal de arminhas. Uma das assessoras chegou a chamar a vereadora de “traveco” e insistentemente a chamou no masculino, negando sua identidade de gênero, que foi quando a vereadora Benny Briolly chamou a polícia para presenciar o flagrante por transfobia.  Inicialmente disseram que conduziriam a autora até a delegacia e que a vereadora também a acompanhasse, porém, após ameaça do vereador a dar voz de prisão ao policial por abuso de autoridade o mesmo não foi feito. Benny Briolly imediatamente recorreu ao Programa de Proteção de Defensores de Direitos Humanos (PEPDDH-RJ), ao qual é protegida, o mesmo acionou o Estado Maior e deslocou o advogado do Programa para acompanha-lá à delegacia.

 

Benny Briolly registrou ocorrência na DEAM de Niterói e desabafou: “Estamos vivendo o Brasil da impunidade. Os bolsonaristas seguem cometendo crimes de racismo e transfobia sem temer a lei e com a certeza da impunidade. Esse mesmo vereador é réu por transfobia e não é de hoje que ele me desrespeita na câmara e fora dela, promovendo ódio. A perseguição dele não é apenas ao meu corpo, ele já chegou a pintar de cinza um viaduto que homenageava um LGBT morto por transfobia da UJS, a sua única meta é atacar lgbt e disseminar ódio a qualquer custo. Semana passada foi o Diego, eu sou frequentemente alvo dele. Alguém precisa parar esse cidadão pois eles debocham da impunidade e enquanto não forem devidamente punidos, eles não vão parar. É por isso que Diego é censurado no Plaza, é por isso que um LGBT morre a cada 25 horas no Brasil, é através dessa política de morte que nos matam diariamente e eu vou continuar lutando para que isso acabe, não ficarão impunes. Registro mais uma ocorrência e cobrarei celeridade em todas. Douglas, Amorim e outros homofóbicos se haverão com a lei, pois um dia vai ser tudo nosso e nada deles.” disse a primeira vereadora trans de Niterói.

 

Benny Briolly oficiou o Shopping cobrando explicações da Censura da Exposição LGBT e seguirá junto a sua equipe jurídica e enquanto Presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente prestando assistência integral ao artista censurado.

Your browser doesn't support HTML5 video.

null Divulgação
 

Your browser doesn't support HTML5 video.

null Divulgação
 

Your browser doesn't support HTML5 video.

null Divulgação
 

Your browser doesn't support HTML5 video.

null Divulgação
 

Matérias Relacionadas