Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Câmara de Niterói aprova projeto de lei 'Polyanna Ketlyn' para crianças desaparecidas

Iniciativa institui programa municipal de ações para desaparecimento de crianças

Escrito por Claudionei Abreu | 03 de dezembro de 2021 - 17:03
Marcele Silvério, mãe de Polyanna, ainda espera descobrir paradeiro da filha
Marcele Silvério, mãe de Polyanna, ainda espera descobrir paradeiro da filha -

A Câmara de Niterói aprovou em primeira discussão na quinta-feira (2) o Projeto de Lei (PL) Polyanna Ketlyn, de autoria do vereador Jhonatan Anjos (PDT) e co-autoria de Renato Cariello (PDT). A iniciativa é uma homenagem à jovem Polyanna, que desapareceu em 2015, à época com 10 anos, após sair de sua casa para comprar uma caixa de fósforos e um doce.

O projeto de lei 388/21 institui o Alerta para Resgate de Pessoas no Município de Niterói (ARP), estabelecendo a política municipal de contingência nas hipóteses de desaparecimento, rapto ou sequestro de crianças e adolescentes. A iniciativa estabelece a construção de uma rede digital municipal de comunicação para rápida solução de desaparecimentos e resgate dos jovens através da utilização de meios de comunicação existentes para rápida divulgação da notícia de desaparecimento de pessoas, com caráter de utilidade pública.

Leia também: Caso Polyanna: Câmara Municipal de Niterói vota PL criado com o nome da menina

Além disso, o projeto também prevê a integração de todos os órgãos municipais para divulgação do ARP aos servidores públicos; instrução às famílias vítimas de desaparecimento, para ações e estabelecimento de plano de contingência para essas situações de emergência; envolvimento de toda a comunidade niteroiense nas ações de divulgação do ARP e integrar organizações governamentais, não governamentais e empresas públicas e privadas nas ações de divulgação do ARP.

"A iniciativa se baseia no modelo norte-americano mundialmente conhecido como Alerta Amber - America's Missing: Broadcast Emergency Response (Transmissão de Emergência para Americanos Desaparecidos, em português). O Alerta Amber, a partir de disparos de mensagens em massa por telefone celular, utilização de rádio, TV e outros meios de comunicação, informa à população do rapto ou sumiço quando se acredita que uma criança ou jovem que ainda não completou 18 anos esta em perigo. A partir dessa difusão em massa a população se mostra mais atenta e capaz de denunciar fatos que podem ajudar na investigação", justifica o vereador Jhonatan Anjos.

O parlamentar também destaca que projetos semelhantes ao dele já existem em outras regiões do país. "O projeto já foi apresentado em diversas cidades do Brasil como Curitiba e, inclusive, já é lei estadual em estados como Tocantins e Paraná", afirma.

O projeto de lei deverá passar por segunda votação na Câmara de Niterói antes de ir para sanção ou veto do prefeito Axel Grael (PDT). 

*Sob supervisão de Cyntia Fonseca

Matérias Relacionadas