Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Lona na Lua: um palco de sonhos em Rio Bonito

Escrito por Redação | 28 de dezembro de 2016 - 16:54

Por Juliana Bittencourt

O Lona na Lua é um projeto sem fins lucrativos que acontece há sete anos no município de Rio Bonito. A iniciativa tem como principal objetivo a democratização da Arte para uma transformação social e conta com oficinas gratuitas de dança, música, circo e teatro, que funcionam de segunda a sexta em Rio Bonito e Silva Jardim, além do Projeto Escola, que consiste em levar alunos da Zona Rural e Comunidades Carentes para assistir a espetáculos gratuitamente.

Segundo o idealizador do projeto, Zeca Novais, de 31 anos, o Lona na Lua surge da "teimosia do artista" que se depara com a necessidade de criar arte em uma cidade sem estrutura para tal.  Em Rio Bonito, lugar onde tudo começou, não havia teatro municipal, cinema ou qualquer incentivo cultural. Sentindo-se desafiado pela situação Zeca brinca: "Resolvi armar uma lona na Lua. Quem arma uma Lona na Lua, faz arte em qualquer lugar." Desde então o Lona na Lua vem nutrindo sonhos e transformando vidas.

 Zeca Novais é ator e pensava em trabalhar e ser reconhecido por isso. Em 2007 chegou a participar de uma seleção para a novela "Malhação" transmitida pelo programa Caldeirão do Huck.  Zeca, porém, não foi campeão. Dois anos depois  muda sua perspectiva: ao invés de se tornar um ator muito famoso, decide sonhar em conjunto e funda em 2009 o Lona na Lua, dedicando-se integralmente para a realização do sonho de diversos jovens. Em 2015 volta ao palco do Caldeirão do Huck  buscando a reforma do espaço do projeto e dessa vez é campeão.

 Em 2016 o projeto obteve muitas conquistas atingindo uma visibilidade nacional e a concretização de objetivos que antes pareciam um sonho distante. Neste ano "mágico" o projeto ganha seu primeiro livro o "Lona dos Sonhos: as histórias do Lona na Lua" escrito por Rafael Cal, lança uma parceria com o SEC-RJ, com a Petrobras e com o Phi, uma empresa que investe em iniciativas sociais. Foi também em 2016 que o Lona na Lua obteve maior repercussão midiática. Um aluno do projeto, Lucas Fernandes de 16 anos, foi o vencedor do quadro Click Esperança do Fantástico. O projeto também participou de uma entrevista com Sandra Annenberg no programa "Como Será?", transmitido pela Rede Globo. Na mesma ocasião Zeca Novais volta a integrar o palco do Caldeirão do Huck onde estabelece o primeiro contato com seu ídolo Selton Mello, que em julho se tornaria Padrinho do projeto, doando o equipamento necessário para a inauguração do Cine Clube que carrega seu nome como homenagem.

 O projeto possui um viés inclusivo, por isso atende jovens de 8 a 18 anos do todas as classes sociais, credos ou etnias e oferece seus serviços a jovens com necessidades especiais. O Lona na Lua se mantém através de parceria, doações e através do retorno financeiro da bilheteria dos espetáculos produzidos pelos alunos da oficina ou de espetáculos convidados que acontecem no espaço.  As doações podem ser feitas através do site. Também é possível adquirir produtos exclusivos através do site Mercado Livre:

Frutos do Projeto

Segundo seu idealizador, o Lona na Lua é mais do que uma iniciativa para formar consciência artística, mas também buscar formar cidadãos e se orgulha ao saber da importância do projeto na vida de muitos dos seus alunos. Além de Lucas Fernandes, vencedor do Click Esperança, mais de mil jovens passaram pelo projeto e hoje carregam um pouco dele em sua história.

Para Larissa Moraes e Manuela Viana, de 20 anos, o projeto fui crucial para a decidir sua vida acadêmica. Hoje as duas são estudantes da Universidade Federal Fluminense, a primeira faz Artes e a segunda Produção cultural.

 Outro aluno que teve sua vida transformada é Wilker Beckery de 22 anos. Wilker foi o primeiro aluno da história do projeto, filho de um ex presidiário o rapaz sempre teve  uma vida difícil.  Hoje é oficineiro de circo do Lona na Lua e com isso, ajuda no sustento de sua família.

Matérias Relacionadas