Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2113 | Euro R$ 5,5412
Search

Marcelo Delaroli entrega projeto da Avenida 22 de Maio ao Governo do Estado

Projeto promete revolucionar infraestrutura viária e mobilidade urbana.

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 03 de novembro de 2021 - 18:51
A tão esperada obra finalmente está perto de sair do papel
A tão esperada obra finalmente está perto de sair do papel -

A tão sonhada obra da Avenida 22 de Maio, a principal via de Itaboraí, corredor viário municipal e parte integrante da Rodovia BR-1901,  município, é a maior reivindicação da população há anos. Mas o sonho está prtóximo de sair do papel. O prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, entregou o projeto de revitalização, que vai revolucionar a infraestrutura viária e mobilidade urbana itaboraiense, ao secretário das Cidades, Uruan Andrade, na sede da Secretaria de Estado das Cidades.

A revitalização de toda a extensão da Avenida 22 de Maio, o projeto prevê a implantação de ciclovias, reurbanização, sinalização, asfalto novo e drenagem. E também a reforma de mais de 20 pontos de ônibus e instalação de outros seis terminais autossustentáveis, climatizados, com wi-fi e geração de energia solar. A iniciativa será executada pela Secretaria de Estado das Cidades, através do Programa Estado Presente.

"O projeto de revitalização da nossa 22 de Maio vai sair do papel para transformar a realidade de Itaboraí em todos os sentidos. Nosso povo merece mais. Merece estrada sinalizada, a ciclovia e pontos de ônibus seguros para melhorar a qualidade de vida de todos. Isso só está sendo possível graças ao apoio do nosso governador, Cláudio Castro; do secretário das Cidades, Uruan Andrade e do nosso deputado federal, Altineu Côrtes. Muito obrigado pelo apoio de sempre, sem vocês, nada disso seria possível", comentou Marcelo Delaroli.

O grande destaque da obra será a inserção da bicicleta na matriz de transportes como meio de transporte de baixo custo, capaz de ampliar o acesso da população às oportunidades de trabalho, lazer, equipamentos públicos e serviços existentes na cidade. O processo de implementação da rede de circulação para bicicletas, terá mais de 11 km de ciclovias e ciclofaixas até 2024, e tem o potencial de redistribuir o espaço viário e consolidar esta alternativa de mobilidade para cada vez mais cidadãos.

O rio que cruza a cidade, o Rio Iguá, também terá construída uma nova ponte, além da reforma desse tipo de construção já existente. A nova Av. 22 de Maio reorganizará as barracas de artesanato em cerâmica, muito conhecidas e populares no município. Os artesãos oleiros terão um lugar de destaque entre as ruas Euclides Ramos e Av. Dr. Elias Saraiva, onde serão mais valorizadas na reorganização da via com quiosques.

Receptivo às solicitações, o secretário das Cidades, Uruan Andrade, disse que as obras são de grande importância para o município, destacando o compromisso do Governo do Estado em tirar o projeto do papel. "É uma obra muito cobrada pelo governador Cláudio Castro. A população pode esperar dias melhores com toda a requalificação que será feita na 22 de Maio e em seus acessos", declarou Uruan.

As intervenções visam primeiramente trazer uma melhor mobilidade urbana e acesso ao transporte de cargas e passageiros que vêm crescendo com o desenvolvimento da cidade. Além de executar rede de drenagem e esgoto; tratamento viário com reestruturação das faixas da via principal e suas interseções; tratamento das vias adjacentes no Centro com melhoria na mobilidade para pedestres; intervenção urbanística na Avenida Flávio Vasconcelos e Avenida  César Xará; e implantação de ciclovia /ciclofaixa com utilização do canteiro central.

Outra melhoria será a construção de trevo em desnível entre a Av. São Miguel e Av. 22 de Maio e tratamento urbanístico da via. Na interseção da Avenida 22 de maio com a Avenida São Miguel será construída uma passagem de nível em túnel com cerca de 280,00 m que possibilitará o fim do cruzamento entre às duas avenidas garantindo que os fluxos conflitantes sejam extintos.

No final da Avenida São Miguel ainda terá duas pistas com 8 metros de largura além de um canteiro central de 10 metros de largura, e serão construídas duas pontes com 60 metros de largura, cada, para travessia do Rio Aldeia, ligando os bairros de Retiro São Joaquim e Morada do Sol. Esta será a segunda travessia sobre o Rio Aldeia que permitirá que o trânsito local seja desviado da BR-101. Os moradores da região de Itambi poderão chegar ao centro de Itaboraí sem a necessidade de passar pela região do Trevo de Manilha.

Uma área que hoje está ociosa entre o trecho que se inicia no Bairro Joaquim de Oliveira, na altura da Rua Euclides Ramos, foi proposta a criação de uma grande área de lazer com esportes recreativos, fazendo do local ponto de encontro e de partida para ciclismo, que é a principal atividade a ser contemplada.

Neste local serão implantados outras melhorias como: Pista de Skate, Tênis de mesa, Futmesa, Academia ao ar livre, Academia da 3ª idade, Playground, áreas de estar com mesas e pergolados, bicicletários, estacionamento, equipamentos urbanos como lixeiras, bancos, iluminação, acessibilidade e paisagismo, tornando o local mais atrativo para uso da comunidade em geral.

Matérias Relacionadas