Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9892 | Euro R$ 5,4003
Search

Com decoração natalina, casa vira atração no Boa Vista, em São Gonçalo

Jane e Carlos possuem essa tradição desde 2009

relogio min de leitura | Escrito por Ana Carolina Moraes | 18 de dezembro de 2020 - 12:00
A casa se localiza no bairro do Boa Vista
A casa se localiza no bairro do Boa Vista -

Com a pandemia do coronavírus, as festas de Natal e Ano Novo de 2020 serão realizadas de forma diferente. O distanciamento social fará com que famílias celebrem as festas de fim de ano separadas. Mas, para quem pensa que o espírito natalino está esquecido neste ano, se engana! Pelo menos não para o casal Carlos Augusto de Abreu, de 56 anos, e sua esposa Jane Andrade de Abreu, de 54, que já são conhecidos por sua decorações especiais de Natal que enchem os olhos dos gonçalenses em sua casa localizada na Avenida Joaquim de Oliveira, no Boa Vista. O casal é dono da famosa residência que possui um Papai Noel na frente, é cheia de luzes e decorações de Natal. 

Este ano, não foi diferente para Jane e Carlos. Como sempre, eles investiram no divertimento das crianças para garantirem um Natal cheio de luz no meio das adversidades da pandemia. "A gente faz isso aqui para as crianças. Nós sentimos bem quando as pessoas vem até de outros lugares para cá para tirar fotos", disse o servidor público Carlos. 

O casal Jane e Carlos comemorará 30 anos de casado em setembro de 2021
O casal Jane e Carlos comemorará 30 anos de casado em setembro de 2021 |  Foto: Arquivo pessoal
 

O casal teve a ideia de enfeitar a casa, pela primeira, no Natal de 2009, após verem poucas decorações de Natal em São Gonçalo. De lá para cá, isso se tornou uma tradição em família. "Nossa família toda participa, temos uma neta de 7 anos e ela ajuda. Agora vai vim mais um neto para nós. Sempre fazemos pensando nas crianças, colocamos músicas e tudo para elas se divertirem", contou Carlos.

Carlos e Jane se divertem enfeitando a casa
Carlos e Jane se divertem enfeitando a casa |  Foto: Arquivo pessoal
 

Este ano, o casal teve menos acesso à enfeites de Natal por causa da pandemia, mas isso não fez com que eles desistissem da ideia. "Em nenhum momento a pandemia nos desanimou", contou Carlos. Por isso, eles resolveram fabricar seus próprios enfeites. Durante dois meses, Carlos ficou fazendo o trenó de madeira onde fica o Papai Noel, localizado na frente da casa, e as renas de ferro que o acompanham. Estas são inovações na decoração deste ano. Eles ainda colocaram bolas de Natal de ferro. "Nós não pudemos sair para comprar muitas coisas, muitos locais estavam fechados, inclusive. Por isso, as luzes que enfeitam a casa são as mesmas do ano passado, pensamos em fazer algumas coisas", disse o dono da casa enfeitada que está casado com Jane há 29 anos.

Nos ano passado, o jornal O SÃO GONÇALO mostrou que Jane e seu marido enfeitaram a casa com bonecos de neve, ursos polares nos muros e o Papai Noel saindo da churrasqueira.  “O meu objetivo é mostrar o amor de Papai Noel para as crianças, mostrar que o bom velhinho existe”, disse Carlos no ano anterior. 

Esta foi a decoração da residência do casal no ano de 2019
Esta foi a decoração da residência do casal no ano de 2019 |  Foto: Arquivo pessoal
 

O casal ficou animado com o feedback de toda a ornamentação especial da casa que ocorreu neste ano também, assim como nos outros celebrações do Natal. "As pessoas vêm aqui, tiram foto no trenó, postam no Facebook. Nós vemos pela câmera de segurança que o pessoal se diverte. Inclusive, crianças já deixaram cartinhas para o Papai Noel que temos ali na frente, que fica sentado no trenó. A cartinha de uma Ana Sarah foi a que mais nos emocionou. As crianças pedem muitos presentes", contou Carlos. 

Crianças deixam cartinhas para o Papai Noel no local e emocionam o casal
Crianças deixam cartinhas para o Papai Noel no local e emocionam o casal |  Foto: Arquivo pessoal
 

No entanto, o casal sofre uma situação desconfortável com o vandalismo. "Alguns jovens que estão voltando de balada acabam colocando bebida alcoólica na boca do Papai Noel, cigarros na mão dele e uns até já bateram no boneco e tivemos que consertar a cabeça dele. O que fazemos é para as crianças que, principalmente neste ano, não podem ir até os shoppings para verem "o bom velhinho" e vêm aqui. Os adultos podem se divertir também, mas respeitem para que possamos continuar fazendo nos próximos anos", disse Jane sobre o caso.

Os enfeites de Natal do casal continuarão expostos na frente da casa até o dia 6 de janeiro. Os dois pretendem continuar decorando sua residência por mais longos anos. 

As crianças se divertem com a decoração da casa de Jane e Carlos
As crianças se divertem com a decoração da casa de Jane e Carlos |  Foto: Arquivo pessoal
 

Para conferir a matéria do ano passado sobre os enfeites da casa do casal, clique: Decorações criativas de Natal chamam a atenção em São Gonçalo

Árvore de Natal feita por moradores do Jardim Catarina

Com a falta de financiamento público, São Gonçalo acaba tendo poucas iluminações natalinas. Com isso, moradores se veem motivados a transformarem o município numa nova realidade neste Natal. É o caso de Jane do autônomo Marcelo Aquino, de 50 anos, que, junto com seus vizinhos e amigos, montou uma árvore de Natal denominada "Árvore da Amizade", no Jardim Catarina.

A árvore é feita com o apoio de uma palmeira de seis metros. A decoração foi implementada pela população do local. "Eu pensei em fazer a árvore de seis metros e depois em como fazer. Daí surgiu a ideia de eu fazer uma boca de balão. Eu chamei os meus dois primos, que se interessaram e quiseram me ajudar a soldar. Nós soldamos a boca de balão fora da nossa palmeira [...] e chamei os amigos da academia para a gente encaixar a árvore na palmeira. Encaixamos na palmeira e aí tivemos a ideia da Árvore de Amizade. Se chama árvore da amizade porque precisávamos de doação de pisca-pisca. Então todos os atletas, vizinhos e amigos da localidade, todo mundo que gostou da ideia resolveu doar. Um doou uma caixa, outro três e foi como conseguimos iluminar a nossa árvore", explicou Marcelo.

Assim como Jane e Carlos, Marcelo usou as crianças, principalmente sua filha, como inspiração para tornar o Natal mais iluminado, feliz e mágico para os gonçalenses.

Um morador de 50 anos montou uma árvore de Natal no Jardim Catarina
Um morador de 50 anos montou uma árvore de Natal no Jardim Catarina |  Foto: Divulgação
 

Confira a matéria sobre a 'Árvore da Amizade' clicando em: Moradores do Jardim Catarina se unem e montam 'Árvore de Amizade' para celebrar Natal

*Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas 

Matérias Relacionadas