Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Decorações criativas de Natal chamam a atenção em São Gonçalo

Famílias inovam a decoração natalina de casas e prédios todos os anos

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 21 de dezembro de 2019 - 15:41
A casa do casal Jane e Carlos se localiza no Boa Vista
A casa do casal Jane e Carlos se localiza no Boa Vista -

Por Ana Carolina Moraes*

Árvores de natal criativas, guirlandas, bonecos de neve e Papai Noel. Essas são as decorações mais famosas nesta época do ano. O Natal é o momento em que as cidades ficam enfeitadas, as pessoas trocam presentes e as crianças se divertem com as decorações criativas espalhadas pelas ruas.   



Um exemplo disso em São Gonçalo é o Condomínio Badi Gabriel, que se localiza no Centro de São Gonçalo. O condomínio possui três blocos de prédios e todos os locais estão enfeitados para o Natal. Os responsáveis pela ornamentação do local são Cláudia Luzes (síndica do condomínio), Alex Alves (subsíndico do bloco um), Anna Paula (subsíndica do bloco dois) e Rose Sodré (subsíndica do prédio três). Há quatro anos, eles decoram o condomínio para o Natal, mas a decoração muda a cada ano.


Neste ano, o condomínio está enfeitado com um lindo presépio, além de bonecos de neve, várias guirlandas, diversos bonecos de Papai Noel e estrelas no teto. Mas, o que mais chama a atenção das pessoas na rua, segundo Alex Alves, são as criativas árvores de Natal do local. As árvores foram feitas com luzes de led que estão penduradas na fachada do primeiro prédio do condomínio. As árvores se estendem do primeiro andar do local até o último. Cada uma delas tem cerca de 30 metros de altura. 


De acordo com Alex, as duas árvores na fachada do prédio são as que mais chamam a atenção de várias pessoas que estão na rua. “Tem gente do polo gastronômico (que fica de frente para o prédio) que tira foto. Tem gente também que passa nos ônibus e conseguimos vê-los com os celulares tirando fotos”, afirmou o subsíndico. 

A ideia da decoração surgiu da síndica Cláudia Luzes, que, inclusive, começou a fazer enfeites de natal com artigos recicláveis. “A síndica assumiu e aí ela começou a montar um calendário de eventos, com Páscoa, Carnaval, Festa Junina e Natal”, contou Alex.


Cláudia explica a dinâmica da decoração do prédio. “No início, começamos fazendo enfeites com materiais reciclados, como garrafas e pneus. Depois fomos mudando”, comentou a síndica. “Enfeitamos a portaria dos prédios e cada morador participa da decoração enfeitando suas varandas”, disse ela.



As crianças são as que mais ficam encantadas com a comemoração, além delas, visitantes do prédio também se animam. “As crianças ficam fascinadas com a decoração, todo ano pedem. Além delas, quando os moradores fazem festas nos salões e chamam convidados de fora, todos eles ficam animados com a decoração do condomínio. Eles até tiram fotos”, afirmou a subsíndica do bloco três do Condomínio Badi Gabriel, Rose Sodré. Ela também conta que todo ano tem essa decoração nos prédios.


Rose também fala sobre como surgiu a ideia para as decorações. “Vemos algo na internet e copiamos ou inventamos da nossa cabeça também”, contou ela.



Cláudia ainda conta que o condomínio está preparando uma festa para as crianças que moram lá. “A gente gosta de ornamentação, fica diferente, entra no espírito. Vamos fazer uma festa para as crianças com a chegada do Papai Noel. No evento, eles ganharão presentes do bom velhinho. Os moradores ajudarão na comemoração, cada um deles trará um prato de comida”, afirmou a síndica.



Os moradores do condomínio aprovam os enfeites e entram na festa. “Todo ano fazem uma decoração para o Natal. Neste ano, a decoração está linda, mas, durante a noite, fica mais linda ainda”, afirmou Maria Ozanete, de 71 anos, uma das moradoras do bloco um do condomínio.


Uma outra casa que chamou a atenção em São Gonçalo foi a do casal Carlos Augusto de Abreu, de 55 anos, e sua esposa Jane Andrade de Abreu, de 53 anos, moradores do bairro Boa Vista. A casa dos dois ficou tão famosa que chamou a atenção nas redes sociais.



Há nove anos, o casal enfeita sua casa para o Natal. “Nós dois tivemos a ideia. Vimos casas enfeitadas em Niterói e resolvemos fazer em São Gonçalo”, contou Carlos, que é um funcionário público aposentado.



Neste ano, o casal apostou nos ursos polares nos muros, Papai Noel saindo da churrasqueira e luzes de led contornando a casa. O grande diferencial da decoração natalina do casal é a neve, que é feita com bolas de isopor. “Às vezes, eu jogo neve (bola de isopor) na frente da casa. O objetivo são as crianças brincarem”, afirmou Carlos.



Além disso, durante a noite, o casal complementa a decoração colocando uma caixa de som com músicas natalinas. “O meu objetivo é mostrar o amor de Papai Noel para as crianças, mostrar que o bom velhinho existe”, afirmou Carlos.



Jane e Carlos escolhem todo ano uma decoração diferente. “Já fizemos decorações com trenzinhos, balões, aviões e carrinhos”, lembrou ela. Eles decidem junto com a família como será a decoração de cada ano. Depois disso, eles vão ao Rio de Janeiro comprar os enfeites e decoram a casa junto com seus familiares. “O espírito natalino lembra o nascimento de Jesus e a comemoração do Natal. Pessoas mais amorosas, mais sensíveis, momento mais de família e união, a pessoa no natal quer estar com a família”, contou ela.



O casal, que está junto há 28 anos, afirma que vai continuar decorando a casa todo ano e conta que quanto mais pessoas se reunirem para ver a decoração, mais incentivo eles recebem. Carlos se emociona ao lembrar de algumas histórias que a decoração em sua casa já proporcionou.

“Uma vez um senhor tirou foto agarrado com o Papai Noel. Já em outra vez, colocamos uma caixinha aqui na frente de casa para que as crianças colocassem suas cartinhas para o Papai Noel. Uma menina de 5 anos veio com seu irmão mais novo, ela orou e colocou sua cartinha na caixa, aquilo me emocionou, pois faço isso para as crianças”, afirmou o aposentado.


Apesar de a decoração ser algo que transforma e dá cores para a cidade, a Enel alerta sobre alguns cuidados que devem ser tomados com relação à segurança elétrica nas casas nesta época do ano. Em algumas dicas, a Enel procura ajudar as pessoas a evitarem muitos acidentes com eletricidade.

A maioria dos problemas com relação à eletricidade ocorrem por falta de informação, por isso, na hora de instalar os “pisca-piscas”, por exemplo, é importante observar a informação dada em watts (W), que vem escrita na embalagem do produto. Essa informação corresponde à potência demandada por determinado produto.



Além disso, a Enel pede que as pessoas tenham um horário para ligar e desligar as luzes de led da tomada. O ideal é que o usuário deixe ligado das 18h até às 00h, para evitar o desperdício de energia. Além disso, é necessário tomar cuidado com fios desencapados.

Também se deve evitar instalar luzes em áreas que possam ter contato com água de chuva ou alagamento. E não deve ser permitido que crianças manuseiem os “pisca-piscas.” É importante que além de um natal com luzes e cores, também seja possível um natal com amor, paz e cuidado com a vida.

Estagiária sob supervisão de Cyntia Fonseca*

Matérias Relacionadas