Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Alcântara amanhece lotado após país atingir novo recorde de mortes por Covid-19

Cidade ensaia uma reabertura do comércio para os próximos dias

Escrito por Redação | 05 de junho de 2020 - 14:54

Por Thalita Queiroz*
A cada minuto um brasileiro morre de Covid-19 no país. De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde na última quinta (4), foram 1.473 mortes nas últimas 24h e 30.925 novos casos confirmados. Mas essa informação parece não alterar a rotina dos gonçalenses. Quem passou pelo bairro do Alcântara na manhã desta sexta (5), viu um grande fluxo de pessoas caminhando tranquilamente pelas ruas com sacolas em mãos.

A cena sugere uma breve prévia do que ainda está por vir para o local, já que a partir de segunda (8), a prefeitura provavelmente iniciará uma reabertura gradual do comércio. Desde o começo da pandemia, o grande desafio da cidade de São Gonçalo era de conseguir manter o controle da circulação de pessoas em um dos maiores centros comerciais da região.

Em meados de março, no começo da quarentena, algumas imagens mostraram a Rua da Feira deserta, sem seus tradicionais camelôs ocupando as ruas e tampouco os comércios, considerados não essenciais, abertos. Mas isso não durou muito tempo. Nem aplicação de multas e muito menos o chamado lockdown conseguiu impedir que Alcântara perdesse o seu movimento habitual.

O resultado disso, somado à flexibilização de uma prefeitura, considerada omissa pela população, que só agia após ordens do governador do estado do Rio, resultaram em uma posição nada confortável no ranking de mortes por Covid-19 entre as cidades do Rio. No início de maio, enquanto Niterói seguia as orientações da Fiocruz, após pesquisa que apontava urgência na aplicação de lockdown, a prefeitura de São Gonçalo alegava que era necessário esperar um decreto do Estado para organizar algum plano de restrição, mesmo o governador ter dado total autonomia para que prefeitos agissem como achassem melhor.

Atualmente, São Gonçalo ocupa o terceiro lugar no ranking de mortes, com 233 óbitos confirmados, sete mortes somente nas últimas 24h, segundo a Secretaria estadual de Saúde do Rio. A crescente curva fica ainda mais em evidência quando olhamos para o aumento no número de sepultamentos no último mês de maio em São Gonçalo.

E
m pesquisa recente, realizada por O São Gonçalo, foram em média 35 enterros por dia na cidade gonçalense no mês de maio, levando em conta a soma dos dados disponibilizados pelos cemitérios públicos e privados.

Os cemitérios públicos apontaram 192 sepultamentos a mais do que no mês de maio de 2019. Neste ano, sempre comparando os meses de maio de 2019 e 2020, foram 767 sepultamentos e no ano passado, 575. No Parque da Paz, cemitério particular, em 2019 foram 154, já neste ano, 259, um aumento de 105 mortes. No Memorial Parque Nycteroy, também da rede particular, no último mês foram 72 sepultamentos e em 2019, o número não passou de 59.

*Estagiária sob supervisão de Thiago Soares

Matérias Relacionadas