Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1626 | Euro R$ 5,5173
Search

São Gonçalo tem média de 35 enterros por dia durante mês de maio

Em maio de 2020 houve 300 enterros a mais que em maio de 2019

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 02 de junho de 2020 - 13:10
Cemitérios públicos e privados mostram que números de sepultamentos no mês de maio aumentaram significativamente
Cemitérios públicos e privados mostram que números de sepultamentos no mês de maio aumentaram significativamente -


Por Thalita Queiroz*

Durante o mês de maio, período apontado por profissionais da saúde como pico de contaminação pela Covid-19 no Brasil, os números de sepultamentos na cidade de São Gonçalo tiveram um aumento significativo em comparação ao ano anterior. Os registros de enterros levantados pela prefeitura, nos cemitérios públicos, apontam 192 sepultamentos a mais do que no mês de maio de 2019. Neste ano foram, 767 óbitos e no ano passado, 575 mortes, ambos no mês de maio.

Além dos cemitérios municipais, os cemitérios particulares Parque da Paz, no bairro do Pacheco e o Memorial Parque Nycteroy, no Laranjal, mostraram que o número total de sepultamentos neste último mês também aumentou. No Parque da Paz, em 2019 foram 154, já neste ano, 259, um aumento de 105 mortes. No Memorial Parque Nycteroy, no último mês foram 72 sepultamentos e em 2019, o número não passou de 59.

Dentro de poucos dias, a cidade de São Gonçalo vai iniciar sua reabertura gradual do comércio e a flexibilização do distanciamento social, mas sua posição no ranking de contaminados e mortos em todo o estado do Rio de Janeiro não é nada confortável. De acordo com os últimos dados disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta última segunda (1), São Gonçalo está entre os três primeiros no número de contaminados, com 1.700 confirmados e com 199 óbitos confirmados, sendo que há outros 26 óbitos em investigação.

Enquanto os cemitérios se organizam para a disponibilização de mais covas, o Hospital de Campanha de São Gonçalo segue sem data para receber pacientes da Covid-19. Em uma tentativa de conseguir ‘respirar’ diante do aumento expressivo de casos confirmados e mortes pelo vírus, a Prefeitura anunciou mais um Centro de Triagem para pessoas com suspeita de coronavírus enquanto o Hospital de Campanha, no Clube Mauá, segue sem data definida.

Das 7h às 18h, a população poderá buscar atendimento médico no Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, em Lagoinha. A nova unidade conta neste momento com 30 leitos, sendo 10 de CTI. Mas o hospital comporta até 70 pacientes internados.

*Estagiária sob supervisão de Thiago Soares

Matérias Relacionadas