Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

'Dia Mundial sem Carro' exige cuidados com transporte público

ISP registrou aumento de 7,6% no número de assaltos em ônibus em São Gonçalo

Escrito por Redação | 20 de setembro de 2019 - 14:20

Em 22 de setembro é comemorado o 'Dia Mundial sem Carro'. A data é celebrada em várias cidades pelo mundo e tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel e as possibilidades amplas dos meios de locomoção coletivos.

Devido o número crescente de crimes no coletivo, o especialista em segurança do GRUPO GR, Rogério Rodrigues, dá algumas dicas para evitar assaltos no ponto de ônibus, na saída do metrô e dentro desses transportes. 

Apenas em São Gonçalo, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro, houve um aumento de 7,6% no número de assaltos em ônibus, em comparação de janeiro a agosto de 2019, ao mesmo período de 2018, sendo 118 no primeiro ano, contra 109 no segundo.

Já em Niterói, o aumento do número de assaltos em coletivos foi de 14,7%, sendo 139 em 2019, e 116 em 2018 registrados entre janeiro a agosto.

Entre as dicas de Rodrigues, está evitar viajar em ônibus ou vagões vazios. Ele também indicou nunca deixar o celular à mostra.

"Não use celular em bolsos, pois permite que os assaltantes possam furtá-lo com facilidade. Para evitar chamar atenção, coloque seu aparelho no modo vibratório ou silencioso. Em ônibus com poucos passageiros, sente-se próximo ao motorista ou cobrador", informou.

No metrô, caso esteja próximo a porta, Rogério ainda diz para evitar pegar o celular quando o carro parar em uma estação. Segundo ele, o assaltante espera esse exato momento para agir.   

Pontos de ônibus mal iluminados e desertos também devem ser evitados. No ponto de ônibus e transportes individuais, Rogério também fala para evitar ao máximo usar o celular. 

"Pessoas de bicicletas estão agindo nessas áreas e roubando aparelhos em segundos. Evite, também, atender ligações ou usar o celular enquanto está em taxis ou transportes individuais, principalmente parados no trânsito. Os assaltantes estão cada vez mais ousados e mesmo com vidros fechados, utilizam armas de fogo para abordar as pessoas", emendou.

Além de tomar precauções, também é possível fazer um seguro, o que costuma ser viável para celulares novos e de alto valor. O especialista atenta se deve-se conferir a cobertura, pois muitos contratos não abrangem furtos simples, somente roubos.

Matérias Relacionadas