Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Estudante de odontologia se manteve na faculdade vendendo empadões e tortas

OSG contou a sua história na qual ganhou visibilidade também fora do país

Escrito por Redação | 21 de janeiro de 2019 - 09:53

Por: Sérgio Soares e Vitor d'Avila

Em julho de 2016, O SÃO GONÇALO publicou a história do estudante de odontologia Isaias Soares da Silva Carneiro, morador de Itambi, em Itaboraí, que, na época, tinha 19 anos e cursava o 4º período na Universidade Salgado de Oliveira (Universo), em Niterói. Para custear o deslocamento de sua casa até a faculdade e comprar o material didático, Isaias vendia empadões e tortas produzidos por sua mãe.

Hoje, mais de dois anos após a reportagem, Isaias finalmente concluiu a faculdade e formou-se como dentista. De acordo com Isaias, sua vida mudou após sua história ser contada em OSG, com várias pessoas oferecendo ajuda para que ele conseguisse permanecer na faculdade.

“O Jornal mudou a minha vida e sou muito grato por isso. Várias páginas de odonto republicaram a matéria e recebi vários contatos através das redes sociais”, afirmou.

Pessoas de todo o Brasil se mobilizaram e ofereceram a Isaias, além do material didático, estágios e cursos para que ele se especializasse ainda mais na profissão. Ao todo, ele obteve 32 certificados entre estágios e cursos de atualização. Conhecidos profissionais da área se sensibilizaram com a história de Isaias, entre eles estão Felipe Rossi, da Ong Por1Sorriso; Rafael Puglisi, dentista de estrelas como Neymar, Gugu e Silvio Santos; Joy Martins e Kelly Ricca, do Instituto Casal Dentista; Monalisa Guiselini; Thiago Avelar; Roberto Zangirolami; Moisés Galli e Sílvia Helena.

Uma das primeiras a estender a mão para Isaias foram a dentista Fernanda e Beth Amarante, representante da empresa Dental. Isaias guarda um enorme carinho por ambas.

“Eu estava vendendo empadão próximo a um shopping e a Fernanda foi minha primeira cliente. Ela se interessou pela minha história e foi uma das pessoas mais importantes. Já a Beth foi quem deu início a todas as ajudas. Ela divulgou minha história para clientes, amigos e empresas.”, disse.

Não foi apenas fora da sala de aula que a história de Isaias ganhou destaque. Na própria faculdade, a repercussão foi tão grande que o estudante de odontologia ficou ainda mais conhecido por lá. Ele também faz questão de lembrar dos professores que fizeram parte de sua caminhada.

“Na faculdade, eu já era meio famoso por causa das empadinhas. Depois, fiquei ainda mais famoso devido às oportunidades de estágio que recebi. Agradeço a Deus por colocar pessoas tão boas em meu caminho, como os professores Fernando Paragó, Joyce Nascimento, Tatiana Fidalgo, Danielly Corrêa e Anderson Zefiro, que são grandes exemplos de profissionais, não só pra mim, mas pra outros alunos também”, contou.

Isaias Carneiro também contou sobre o projeto social que mantém em sua própria casa. O projeto “Casa Verde” procura atender a população carente de Itambi e região, proporcionando a todos acesso à saúde bucal.

“Em Itambi fiz, na minha casa, o projeto social ‘Casa Verde’, onde atende à população necessitada da localidade, levando saúde bucal a todos que precisam”, explicou.

Reportagem abriu portas no país

A matéria publicada, em 2016, por OSG também proporcionou a Isaias convites para atuar em outros estados e também fora do Brasil. Uma dessas foi para Belém do Pará, na Ilha Arapiranga, auxiliando um projeto social da Ong Por1Sorriso, do amigo Felipe Rossi.

Isaias também foi convidado para fazer um curso de atualização em Miami, nos Estados Unidos. Porém, seu visto acabou sendo negado. Também houve o convite para um curso em Portugal, mas também não pôde ir por causa de provas na faculdade.

Os próximos planos de Isaias Carneiro incluem uma viagem à África para realizar um trabalho social com a Ong Por1Sorriso e atuar profissionalmente em São Paulo, onde fica a sede da Ong. Ele ainda planeja ter seu próprio consultório e seguir atuando em projetos sociais.

Matérias Relacionadas