Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Parque Paleontológico de Itaboraí é reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente

A ação estabelece critérios e normas para o local

Escrito por Redação | 20 de janeiro de 2019 - 09:59

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo vem atuando na preservação, manutenção e conservação do Parque Paleontológico de São José Itaboraí, em Cabuçu. Desta forma, foi obtido o reconhecimento do Parque junto ao Ministério do Meio Ambiente, através do cumprimento da Lei Federal nº 9985, de 2000, que institui o Sistema Nacional de Conservação da Natureza – SNUC. A ação estabelece critérios e normas para a criação, implantação e gestão das unidades de conservação no Parque de Itaboraí.

“Prezamos pela proteção ambiental e o SNUC é uma ferramenta de suma importância, pois permite que a gente busque recursos financeiros junto ao Ministério do meio Ambiente. Além de fundos e fundações que possuem recursos específicos para unidades de conservação. Com esses recursos, podemos implementar a infraestrutura no Parque, tornando-o local de turismo, lazer e fomentando o comércio local”, disse a secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Paloma Martins.

Decreto cria unidade de conservação

De acordo com o Decreto Municipal nº 102, de 16 de outubro de 2018, que dispõe da criação do Parque Natural Municipal Paleontológico de São José de Itaboraí, ficou estipulado ainda criação de uma Unidade de Conservação da Natureza Municipal na categoria de proteção integral dos bens naturais. Com os principais objetivos de preservar e recuperar os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza da região; garantir a proteção da vegetação remanescente da mata atlântica do local, entre outros. A concessão permitirá a retomada das pesquisas nos sítios arqueológicos, geológicos e paleontológicos.

O Parque Paleontológico de São José, no bairro de Cabuçu, tem o mais antigo registro brasileiro da fauna e flora fóssil, que se desenvolveu a milhares de anos. E ainda sendo berço da coleta de fósseis, como a preguiça gigante, mastodonte, tartaruga, entre outros da idade pleistocênica.

O Parque também foi consolidado pelo decreto federal de Lei nº 25, de 30 de novembro de 1937, como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural no Brasil. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, uma das metas para este ano é regulamentar a Serra do Barbosão, que fica localizada na divisa entre os municípios de Tanguá e Itaboraí.

Matérias Relacionadas