Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Morre padre Stefano Bertaina, o mais velho sacerdote católico de SG

Padre foi responsável pela construção da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, no Mutuá

Escrito por Redação | 09 de dezembro de 2018 - 17:15

Faleceu neste sábado (8), aos 98 anos, o padre Stefano Bertaina, sacerdote que ajudou a construir a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, no Mutuá, em São Gonçalo, e por lá atuou por 41 anos. 

Segundo informações, ele estava internado no Hospital e Clínica São Gonçalo após uma cirurgia no  intestino, quando veio a falecer após complicações.

O corpo do pároco foi velado no sábado (8), na Paróquia do Sagrado Coração, onde foram realizadas, também, as missas de corpo presente às 7h, 9h45 e 15h deste domingo (9).

O sepultamento aconteceu logo após a missa das 15h, no Cemitério São Gonçalo, no bairro Camarão. Cerca de 500 pessoas, entre fiéis e amigos, estiveram presentes.

Nascido em 9 de março de 1920, em Boschetti, na Itália, padre Stefano Bertaina ingressou aos 11 anos no seminário, onde permaneceu até ser ordenado. Em 1955, foi enviado como padre missionário para o Brasil, trabalhando na Amazônia, com a população ribeirinha. 

Em 1961, foi transferido para o  Rio de Janeiro, especificamente para o Mutuá, onde havia uma pequena capela com  poucos fiéis. Foi quando trabalhou, então, para a construção da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Ali permaneceu até 2002, trabalhando sempre junto à comunidade.

Aos 82 anos, foi afastado da Paróquia, devido à  idade,  e permaneceu com a Capela Nossa Senhora de Fátima, no Mutuapira, também construída por ele, onde costumava celebrar a Santa Missa, aos domingos, às 9h e às 16h.

Matérias Relacionadas