Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Campanha de vacinação contra a gripe começa quarta-feira em Niterói

Imunização estará disponível em 54 salas de vacina do município

Escrito por Redação | 22 de abril de 2018 - 08:22

Começa na próxima terça-feira (24), a Campanha de Vacinação Contra a Gripe em Niterói. A imunização, que segue até 1º de junho, estará disponível em 54 salas de vacina nas Policlínicas Regionais, Unidades Básicas de Saúde e módulos do Programa Médico de Família, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17horas. No dia 12 de maio, será o Dia D de mobilização, com mais de 500 profissionais aplicando as doses nessas unidades. A meta do município é vacinar aproximadamente 170 mil pessoas.

O público-alvo da campanha é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses e menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.

Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, devem levar a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. A meta da Fundação Municipal de Saúde (FMS) é imunizar pelo menos 90% de cada grupo.

A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, alerta para a importância da vacina e convoca a população. “A imunização reduz o número de internações, complicações e mortes em decorrência de infecções causadas pelos vírus da gripe. É fundamental que as pessoas que fazem parte desses grupos recebam a dose”, orienta Maria Célia, explicando que a vacina é fabricada com partículas inativadas dos vírus H1N1, H3N2 e B e, portanto, é incapaz de produzir a doença.

A aposentada Regina Ferreira dos Santos, de 72 anos, moradora do Engenho do Mato, na Região Oceânica, afirma que recebe a imunização há mais de 10 anos. “Tomo a vacina todos os anos desde que entrei para o grupo de indicação. Faço questão de ser umas das primeiras a receber a dose. Nunca tive nenhum problema, para mim é sempre muito eficaz”, declara Regina.

Matérias Relacionadas