Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

São Gonçalo terá de esperar ainda mais para ter estação das Barcas

Edital de concessão pede, mais uma vez, estudo técnico para estação São Gonçalo-Praça XV

Escrito por Redação | 02 de março de 2018 - 11:29

Por Daniela Scaffo e Kharine Backer

A certeza de ter uma estação com embarcações ligando São Gonçalo à Praça XV está mais distante. Após 20 anos de espera, o Conselho Estadual de Transportes e Logística decidiu que, mais uma vez, a nova concessionária deverá fazer um estudo técnico para a implantação da linha de barcas São Gonçalo-Praça XV.

O secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, explicou que a nova concessionária responsável pelas barcas será obrigada a apresentar, no prazo de um ano a contar da assinatura do contrato, estudos de viabilidade para a implantação de linhas. Ainda de acordo com a secretaria, caso os estudos indiquem a viabilidade técnica, econômica, financeira e ambiental, o poder responsável irá autorizar imediatamente a implantação pela concessionária.

O deputado Flávio Serafini (Psol), que esteve na reunião do conselho, informou que a apresentação da licitação o preocupou bastante. “A resposta da secretaria sobre São Gonçalo foi muito contraditória. Eles disseram que todos os estudos que o governo possui apontam para a inviabilidade da linha Rio-São Gonçalo. Mas que o edital, ao determinar que a empresa terá um ano para apresentar estudos, abre a possibilidade de, a partir da experiência da administradora, encontrarem um forma de tornar sustentável tal investimento”.

O também deputado Gilberto Palmares (PT) esteve na reunião e foi contra a decisão. “Quem garante que esse estudo será mesmo realizado? E, se for, quem garante que ele concluirá pela viabilidade da linha? Desde o primeiro edital, em 1998, está estabelecida a obrigação de implantar essa linha. Isso nunca foi respeitado”, afirmou Palmares.

Membro do Fórum de Acompanhamento do Orçamento de São Gonçalo, Luciana Araújo, disse que o grupo continuará fazendo reuniões às quintas-feiras, às 18h, no Clube de Engenharia, que fica no Centro do Rio, para dar continuidade com os estudos de viabilidade para barcas ligando São Gonçalo ao Rio. “Iremos buscar o apoio necessário, como a Frente Popular Estadual Pró Barcas, porque sem ajuda parlamentar não iremos conseguir”, explicou Luciana.

As quase 2,5 mil assinaturas conquistadas pelo fórum foram entregues na Setrans na última sexta-feira. “Fizemos uma pressão popular e vamos continuar a luta. Estamos, há quase 20 anos, esperando uma licitação”, declarou.

O vereador de São Gonçalo, Alexandre Gomes, disse que o que o Governo do Estado está fazendo é falta de respeito à população e desinteresse para implantação da linha barcas São Gonçalo-Praça XV. “Entra governo e sai governo e sempre os estudos técnicos mostram falta de viabilidade. Acreditamos ser falta de vontade política a realização de tão importante projeto para a cidade”.

Matérias Relacionadas