Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2047 | Euro R$ 6,2004
Search

Império de Charitas é campeã do Carnaval de Niterói

Na Série Ouro, a Batistão, após 'bater na trave' em 2025, conquistou com méritos o título, com enredo sobre São Jorge. A Sabiá, última colocada no Grupo Especial, foi rebaixada. Apuração foi no Praia Clube de São Francisco

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 10 de fevereiro de 2026 - 19:30
Império de Charitas confirmou uma ascenção construída nos últimos anos no Carnaval de Niterói
Império de Charitas confirmou uma ascenção construída nos últimos anos no Carnaval de Niterói -

A Império de Charitas se sagrou campeã do Grupo Especial do Carnaval de Niterói. A escola da zona sul da cidade conquistou 179,7 pontos na apuração, ficando com quase meio ponto a frente da vice-campeã, a Folia da Viradouro, de Santa Rosa, de onde saiu também a terceira colocada, a Souza Soares.

Com o enredo 'Mestre Pablo: O sonho de um menino!', a Império de Charitas se apresentou com organização, canto forte e um belo conjunto de cores em fantasias e alegorias, no segundo dia de desfiles, na noite de sábado (7), no novo sambódromo, em linha reta e com iluminação especial, entre outras modificações, no Caminho Niemeyer, no Centro da cidade. 

Com o enredo 'Mestre Pablo: O sonho de um menino!', a Império de Charitas desfilou com organização, canto forte e um belo conjunto de cores
Com o enredo 'Mestre Pablo: O sonho de um menino!', a Império de Charitas desfilou com organização, canto forte e um belo conjunto de cores |  Foto: Prefeitura de Niterói

A ascenção da Império de Charitas, oriuna do Morro do Preventório, na Zona Sul da cidade, foi meteórica na história do Carnaval em Niterói. Curiosamente, é uma das mais novas agremiações, desfilando pela primeira vez, para avaliação, no Carnaval de 2020. Com a força daquela comunidade, conquistou títulos duas vezes seguidas, no Grupo C, em 2023, depois, no Grupo B, em 2024, chegando pela primeira vez à elite em 2025, com um impressionante terceiro lugar. "!Essa vitória é de nossa gente, do nosso povo, que abraça om devoção, alegria e entusiasmo o nosso trabalho, afirmou o presidente da agremiação, Alessandro Português. Logo após levantar o troféu de campeão, os sambistas da amarela e branca iniciaram uma grande festa na comunidade. 

Banda Batistão levou título após 'bater na trave' em 2025
Banda Batistão levou título após 'bater na trave' em 2025 |  Foto: Sérgio Soares/O São Gonçalo

A apuração dos desfiles das escolas de samba aconteu no salão nobre do Praia Clube de São Francisco, que costuma sediar o evento de apuração das escolas de samba desfilantes na cidade.


Leia também:

Gracyanne Barbosa apaga tatuagem íntima com o nome de Belo

Estudante esfaqueada em São Gonçalo tem pneumonia e segue em coma induzido


A primeira parte do evento foi destinada à leitura dos envelopes da Série Ouro. Confirmando as projeções da crítica especializada, a Batistão confirmou o título com uma passagem arrebatadora e organizada, apostando no canto forte e beleza plástica no conjunto de fantasias e alegorias. A escola começou a desfilar no Carnaval de Niterói no ano de 2009 e passou a alcançar boas colocações a partir de 2019, quando conquistou o vice campeonato no Grupo B. A escola voltou a 'bater' na trave em 2025, quando foi derrotada pela Sabiá, da Vila Ipiranga, no Fonseca, por apenas um décimo. 

"Vamos começar a trabalhar já para que possamos fazer bonito novamente no Grupo Especial, com humildade e respeito às co-irmãs", afirmou o presidente da escola, Sandro Almeida, o 'Sandro Batistão. A Garra de Ouro, outra escola que se reiventou, conseguiu o vice-campeonato, seguida pela Combinados do Amor, uma das mais tradicionais e antigas do Carnaval de Niterói. 

Queda - No Grupo principal, a Sabiá, não conseguiu repetir o sucesso de 2025, quando cravou a vola à elite com o título no acesso. A escola voltará à Série Ouro em 2027, numa trajetória semelhante à Paraíso da Bonfim, do Fonseca, que acabou sendo rebaixada desse grupo, como penultima colocada. Tudo porque a Região Oceânica, última colocada. acabou sendo beneficiada pelo regulamento, por ter desfilado sem carro de som, durante um 'apagão' em um dos módulos do Caminho Niemeyer, por causa da queima de um gerador.  A Comissão de Carnaval decidiu que a escola, por esse motivo, não teve condições de ser avaliada como as demais, e por esse motivo, tem que ser mantida na Série Ouro. 

Dessa forma, a Paraíso da Bonfim vai compor a Série Prata, junto com outras seis escolas que não puderam desfilar na noite de domingo, or causa das chuvas que castigaram a cidade, levando os organizadores a cancelar o evento. Além dessa sete escolas do Grupo C, as três que iriam se apresentar para avaliação também terão prioridade para se apresentar assim no Carnaval de 2027.

Matérias Relacionadas