Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,177 | Euro R$ 6,1668
Search

Governo anuncia vacinação nacional contra a dengue a partir desta segunda (9)

Imunização inicialmente é focada em profissionais da saúde

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 09 de fevereiro de 2026 - 18:12
Butantan-DV é a primeira vacina do mundo em dose única capaz de proteger contra os quatro sorotipos do vírus da dengue
Butantan-DV é a primeira vacina do mundo em dose única capaz de proteger contra os quatro sorotipos do vírus da dengue -

O governo federal anunciou, nesta segunda-feira (9), o início da vacinação de todos os profissionais de saúde da atenção primária do SUS (Sistema único de Saúde), contra a dengue. 

O anúncio aconteceu durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao instituto Butantan, em São Paulo, e marca a introdução da vacina Butantan-DV no sistema público de saúde. O imunizante é 100% nacional e o primeiro do mundo em dose única contra os quatro sorotipos da doença. 

O Ministério da Saúde adquiriu 3,9 milhões de doses do imunizante e as primeiras entregas serão realizadas nessa ação que vai acontecer em todo o país. Até o momento, o Instituto Butantan já enviou 1,3 milhão de doses ao PNI (Programa Nacional de Imunizações), e a vacina foi incorporada oficialmente ao calendário após aprovação da Anvisa em novembro de 2025.


Leia também:

Pré-Uerj Maricá abre inscrições gratuitas para o curso preparatório

➣ Cláudio Castro será ouvido nesta quarta-feira (11) na CPI do Crime Organizado no Senado


Segundo Esper Kallás, diretor do Butantan, foram 15 anos de desenvolvimento da vacina que chega no momento que a instituição completa 125 anos de história. "Hoje é o pontapé inicial após provarmos que vacina de dose única é segura. A expectativa é ter mais 25 milhões de doses até o fim do ano".

Enquanto aplicava a vacina em uma das agentes comunitárias, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou que os profissionais cadastrados nas UBS (unidades básicas de saúdes) receberão o imunizante a partir desta segunda. "É um marco histórico que vai colocar o Butantan como um dos maiores complexos do mundo. Mas diferente de outros polos industriais, esse aqui é 100% SUS para tratar as pessoas no Brasil e cada vez mais no mundo, para salvar vidas, e não apenas obter lucros", disse Padilha.

Matérias Relacionadas