Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,363 | Euro R$ 6,1557
Search

Comércio de Niterói esquenta e começa com as contratações para a Black Friday e o Natal

A estimativa é que se tenha um aumento de 7,5% em relação ao mesmo período no ano anterior

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 06 de novembro de 2025 - 08:15
Com a chegada de datas como a Black Friday e as confraternizações de Natal, o comércio volta a aquecer
Com a chegada de datas como a Black Friday e as confraternizações de Natal, o comércio volta a aquecer -

Com a chegada de datas como a Black Friday e as confraternizações de Natal, o comércio volta a aquecer com 535 mil empregos temporários firmados em todo o país. Segundo a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), a estimativa é que se tenha um aumento de 7,5% em relação ao mesmo período no ano anterior, nos contratos temporários que devem se firmar no período de outubro a dezembro de 2025.

De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), são quase 120 mil vagas em todo o país entre contratações efetivas, informais e terceirizadas e 53% dessas vagas são com carteira assinada. Segundo a instituição, o segundo semestre deve fechar com 1 milhão de contratações totais, por conta das datas festivas. O aumento nas contratações é impulsionado principalmente pelo crescimento da produção, da demanda no comércio e do consumo típico das datas sazonais. Os dados também indicam que apesar de a maioria das vagas serem temporárias, 33% das empresas pretendem contratar com carteira assinada, o que para especialistas, o comportamento demonstra um “amadurecimento do mercado”.


Leia também: 

Homem encontrado morto em carro na BR-101 é policial militar

Acadêmicos de Niterói abre temporada de ensaios de rua na Amaral Peixoto


Em Niterói, as expectativas também são boas, segundo o presidente da CDL Niterói, Luiz Vieira. “Temos estimativa de um aumento na contratação de 8% em relação ao ano passado e uma expectativa de 10% de aumento na Black Friday e 7,5 % sobre o natal ambos em relação ao ano passado. As contratações começam em outubro para que os contratados temporários tenham tempo de treinar e assim estarem preparados para o principal período de vendas do ano e 30% destes acabam se tornando trabalhadores fixos nas empresas”, disse.

Em Niterói, as expectativas também são boas, segundo o presidente da CDL Niterói, Luiz Vieira
Em Niterói, as expectativas também são boas, segundo o presidente da CDL Niterói, Luiz Vieira |  Foto: Divulgação /Conecta Comunicação - Juliana Gomes

Matérias Relacionadas