Funcionários de autoescola fazem carreata contra fim da obrigatoriedade de aulas para tirar CNH
Instrutores começaram a protestar em São Cristóvão e foram em direção ao Centro do Rio

Instrutores e donos de autoescolas fizeram uma carreata que passou pela cidade do Rio de Janeiro na manhã da última quinta-feira (23). O protesto aconteceu pela oposição dos profissionais à proposta pelo fim da obrigatoriedade das autoescolas no país.
O protesto começou no bairro de São Cristóvão, na Rua Nelson Sargento, e foi seguindo em direção ao Centro da cidade, chegando ao fim no Aterro do Flamengo, na Zona Sul, por volta das 15:30.
Leia também
➢ Cientistas afirmam que novo exoplaneta, quatro vezes maior que a Terra, pode abrigar vida alienígena
➢ Uber lança serviço de frete com picapes, furgões e vans
Segundo o Centro de Operações Rio (COR), a Polícia Militar acompanhou o protesto que chegou a ocupar duas faixas da via. Os organizadores disseram que o objetivo da manifestação era ressaltar a importância das instituições para o ensino de futuros motoristas, afirmando que a manutenção das aulas obrigatórias com instrutores qualificados é essencial.
Toda a mobilização ocorreu em resposta à proposta do Ministério dos Transportes, que prevê o fim da obrigatoriedade das autoescolas na aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O Governo Federal divulgou na última semana novas regras que permitem a autonomia dos instrutores para realizar aulas, o que traz a possibilidade de ter aulas sem a matrícula em uma autoescola.
Essas mudanças ainda não estão em vigor e dependem de discussões no Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e de consulta pública.