Obras avançam na Praia das Pedrinhas e transformam a orla de São Gonçalo
Intervenções incluem novo calçadão, muro de contenção, áreas de lazer e paisagismo, em projeto que soma quase R$ 5 milhões

As obras na Praia das Pedrinhas seguem avançando e revitalizando o lado direito da orla do local. No momento, estão sendo realizadas as obras de infraestrutura, incluindo a finalização do muro de contenção da estrutura do novo calçadão e a base da arquibancada.
O projeto é gerenciado e fiscalizado pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe) da Prefeitura de São Gonçalo, em parceria com o Governo Federal, por meio dos Ministérios das Cidades e do Turismo, financiado através de emendas parlamentares dos deputados federais Altineu Côrtes e Carlos Jordy. As obras visam atender às necessidades tanto dos moradores, pescadores e comerciantes quanto dos turistas, proporcionando uma renovação do convívio da população com a orla.
Em visita ao local, a reportagem de O SÃO GONÇALO conferiu o andamento das obras, gerenciadas e fiscalizadas pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe) da Prefeitura de São Gonçalo. O projeto conta um investimento de quase R$ 5 milhões. As obras de infraestrutura englobam a extensão da rua da orla inteira.

Leia também:
“Informação é poder”: palestra do MMSG alerta mulheres sobre prevenção do câncer ginecológico
Maricá apresenta o “Natal Brasilidade 2025” com desfiles, atrações culturais e programação gratuita
De acordo com a Prefeitura de São Gonçalo, a primeira parte da obra, no lado esquerdo, já recebeu asfalto, redes de drenagem, padronização das calçadas, esgotamento sanitário e abastecimento de água, numa intervenção simultânea com a concessionária Águas do Rio.
O projeto prevê a requalificação do calçadão, criando espaços de permanência e convivência. A faixa de areia elevada ficará mais próxima dos frequentadores. O novo calçadão abrigará mesas com guarda sol, pergolados, brinquedos com temática náutica, bem como outros usos associados à atividade turística da orla. Também haverá áreas intercaladas de paisagismo com árvores de várias espécies.
O projeto urbanístico e paisagístico para a orla recebeu menção honrosa do Prêmio ABAP Roberto Burle Marx, na Modalidade Projeto, Categoria Espaço Público e Preservação Histórico-Cultural.