Profissionais do HEAT participam de curso internacional de Gerenciamento de Múltiplos Feridos
O encontro promoveu simulações realistas, exercícios de mesa (tabletop exercises) com cenários específicos e treinamento para diferentes funções, como triagem e comando do incidente

Médicos e enfermeiros que atuam no Centro de Trauma do Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), em São Gonçalo, participaram do curso de Gerenciamento de Múltiplos feridos (Mass Casualty Management - MCM), no Rio de Janeiro, esta semana. O encontro promoveu simulações realistas, exercícios de mesa (tabletop exercises) com cenários específicos e treinamento para diferentes funções, como triagem e comando do incidente.
Os treinamentos visaram fortalecer as unidades de emergência hospitalares, definindo papéis, estratégias de comunicação e planos de ação que podem melhorar os resultados para os pacientes. O objetivo é preparar as equipes para diferentes tipos de incidentes, incluindo aqueles planejados, como eventos esportivos, e os de início súbito ou insidiosos, como acidentes de transporte, desastres naturais e até eventos químicos, biológicos ou nucleares.
O coordenador do Centro de Trauma do Heat, Marcelo Pessoa, garante que o encontro foi um conjunto de estratégias e treinamentos para equipes de grande emergência, como médicos, enfermeiros e técnicos, para lidar com incidentes em que o número de vítimas excede a capacidade de resposta local. “Foi de suma importância para todos os profissionais e unidades de saúde envolvidas”.
Leia também:
Polícia Civil prende acusado de homicídio ocorrido em 2011, em Unamar, Cabo Frio
Uma visita às dependências do Hospital Estadual Alberto Torres, referência no atendimento a pacientes com múltiplos traumas no Estado do Rio de Janeiro, foi realizada no final do segundo dia do curso. Na comitiva estavam o cirurgião do trauma em Portugal e líder no desenvolvimento do curso MCM, Nelson Olim; o cirurgião em trauma na Holanda/Reino Unido, Harald Veen; e os cirurgiões do trauma da Unicamp, Gustavo Pereira Fraga e José Alberto Fernandes.
Junto aos profissionais do HEAT, os visitantes conheceram o Centro de Trauma, Centro de Imagens, Emergência, CTIs, área de convivência e jardins. Elogiaram toda a estrutura do hospital. Conversaram com equipe multidisciolinar e garantiram imagens de todas as áreas de convivência, atendimento e entradas e saídas.
