Protocolo de atendimento do Centro de Trauma do HEAT é reconhecido como de excelência pela SBAIT
Presidente da entidade visitou o hospital, em São Gonçalo, nesta semana

O presidente da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), José Gustavo Parreira, visitou o Centro de Trauma do Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, esta semana. O objetivo do médico foi conhecer de perto a estrutura e o protocolo aplicado pelos profissionais na assistência aos pacientes com múltiplos traumas.
O médico foi recebido pelo diretor geral do HEAT, Raphael Riodades, e pelo coordenador do Centro de Trauma, Marcelo Pessoa. Ambos explicaram ao presidente da SBAIT cada processo realizado na unidade quando um paciente de alta e média complexidade é recebido.
"O protocolo realizado no Alberto Torres é fantástico. Nós temos que mostrar o exemplo desse hospital para outras unidades que atendem trauma. A excelência que a unidade desenvolve aqui, junto com toda a sua equipe, outras unidades precisam buscar também. O trauma é um desafio. E aqui a equipe está bem a frente", garantiu José Gustavo Parreira.
Leia também:
Projeto de lei que proíbe fabricação e venda das armas de gel é sancionado no Rio
Ancelotti é direto sobre falhas do Brasil na derrota para o Japão
Especializada na assistência a pacientes com múltiplos traumas, a unidade conta com tecnologia de ponta e é referência no Estado do Rio de Janeiro quando o assunto é salvar vidas. Um dos diferenciais no atendimento do Centro de Trauma é o protocolo utilizado, que pode ser comparado aos principais centros internacionais da especialidade, onde a taxa de mortalidade é inferior a 5%.
O sucesso do serviço prestado é resultado da combinação de profissionais capacitados e da utilização de equipamentos de última geração. Os profissionais que atendem no Centro de Trauma do Heat foram capacitados inicialmente no Centro de Trauma de Baltimore, nos Estados Unidos, e treinados também no Ryder Trauma Center, da Universidade de Miami, e no Children's Hospital, dedicado à criança, em Washington. Todo o conhecimento vem sendo repassado aos novos profissionais ao longo dos 13 anos de funcionamento.
O Centro de Trauma, que acaba de receber a Certificação por Distinção do Instituto Qualisa de Gestão, nível Diamante, ocupa uma área de mil metros. Além das três salas de cirurgia, conta com sala de tomografia, onde o médico acompanha o resultado em tempo real, sem precisar esperar que o exame seja revelado. Conta ainda com área de farmácia, insumos e radiologia.
