Suderj celebra o Dia Nacional de Doação de Órgãos com ação em jogo no Maracanã
Iniciativa que acontece em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio da Faperj, vai levar para o gramado uma faixa de conscientização sobre o tema, neste sábado (4/10)

A Suderj se uniu à Fundação de Apoio e Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) para 'abraçar' a causa da doação de órgãos. Para trazer mais visibilidade ao tema, minutos antes da partida entre Fluminense e Atlético-MG, marcada para este sábado (4/10), às 18h30, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, será exibida no gramado uma faixa com os dizeres "A vida continua através da solidariedade. Doe órgãos, doe vida". A ação, promovida pelo Governo do Estado, busca incentivar e conscientizar para a doação de órgãos, já que o Brasil registrou neste ano 15 mil transplantes e cerca de 45% das famílias brasileiras ainda recusam a doação.
Leia também:
Vigilância em Saúde de Maricá alerta sobre os riscos de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol
Hospital de Araruama, no RJ, arrecada mais de 100 bolsas de sangue em campanha
"Doar órgãos é permitir a continuidade da vida. Precisamos cada vez mais conscientizar a população em todos os lugares para este gesto que salva o próximo", disse Marcos Santos, presidente da Suderj.
Já Caroline Alves, presidente da Faperj, já passou por um transplante de fígado, expressou a importância da ação:
"Levar essa mensagem ao Maracanã, um dos maiores símbolos do Rio e do Brasil, é uma forma poderosa de sensibilizar milhares de pessoas sobre a importância da doação de órgãos. Embora o Setembro Verde tenha sido o mês dedicado a essa causa, é fundamental lembrar que a conscientização deve acontecer durante todo o ano. A ciência e a vida caminham juntas, e ações como essa ajudam no recomeço de muitas histórias. Assim como eu recebi o “sim” de uma família em um momento de dor, outras pessoas também podem ter essa chance. Seja um doador e ajude a salvar vidas", finalizou.