Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama, realiza campanha de doação de sangue
Ação acontece nesta terça-feira (30)

O Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama, em parceria com o Hemorio, realiza, nesta terça-feira (30), uma campanha de doação de sangue. A unidade, referência no atendimento a pacientes com múltiplos traumas para outros oito municípios da Região dos Lagos, está com o estoque de sangue em nível crítico.
O posto de coleta, completo e seguro, será montado junto ao Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) e funcionará das 9h às 16h, com equipes especializadas em recepção, triagem e coleta. O Hospital Estadual Roberto Chabo fica na Rua Bernardo Vasconcelos, nº 477, Centro.
De acordo com o diretor geral do HERC, Mário Jorge Espinhara, um dos principais objetivos do movimento é contribuir para o equilíbrio dos estoques na unidade de saúde. Entre janeiro e agosto deste ano, cerca de 900 bolsas de sangue foram usadas no hospital, uma média de 112 bolsas por mês.
Leia também:
➣FLIN 2025 promete reunir grandes nomes da literatura em Niterói
➣ Atriz Cleo Pires volta a usar sobrenome da mãe depois de 8 anos
Essas bolsas de sangue são utilizadas durante procedimentos e cirurgias envolvendo, principalmente, pacientes vítimas de acidente de moto e carro, agressão, perfuração por arma de fogo, quedas, atropelamentos, queimaduras e etc.
Saiba os critérios para a doação:
Estar alimentado;
Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação;
Ter idade entre 16 e 69 anos (menor de idade deve estar acompanhado do responsável; pessoas com idade entre 60 e 69 anos devem ter feito a primeira doação antes de completar 60 anos);
Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
Não estar gripado ou resfriado;
Não ter feito tatuagens e/ou piercing nos últimos seis meses;
Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
Não possuir Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas ao vírus HTLV I e II e Doenças de Chagas.
Outras dúvidas sobre a doação de sangue podem ser esclarecidas através do número 0800 2820 708.