Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,477 | Euro R$ 6,3856
Search

Avião usado em missões da CIA pousa em aeroporto de Porto Alegre

Boeing 757 C-32B costuma ser usado em operações especiais para transportar diplomatas, militares de elite e agentes de inteligência

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 19 de agosto de 2025 - 19:17
Avião foi visto pousando nesta terça, em Porto Alegre
Avião foi visto pousando nesta terça, em Porto Alegre -

Um Boeing 757 sem identificação chamou a atenção ao pousar em Porto Alegre, nesta terça-feira (19). A aeronave que pertence ao governo dos EUA, é conhecida por ser usada em operações especiais e está frequentemente ligada a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA). 

A aeronave que não tem nenhum registro em sua fuselagem, é conhecido no mundo militar como C-32B e é operado pelo 150º Esquadrão de Operações Especiais da Força Aérea Americana. O avião tem como principal função o transporte rápido de pessoas que atuam no Departamento de Estado, como diplomatas, militares de elite e agentes da inteligência. 

A missão atual começou no dia 18 de agosto, partindo de Nova Jersey até Porto Alegre, com escalas em Tampa, na Flórida, e San Juan, em Porto Rico. Autoridades brasileiras e americanas ainda não confirmaram oficialmente a razão da presença da aeronave no estado sulista.


Leia também:

José Loreto aparece caracterizado pela 1ª vez como Chorão para filme biográfico

➣ Botafogo formaliza terceira proposta para tentar contratar Alix Vinicius


Apelidado de “Gatekeeper” (“Porteiro”), o avião já foi utilizado em crises internacionais, como a explosão no porto de Beirute, em 2020, e em grandes eventos, como os Jogos Olímpicos. Equipado com sistemas avançados de comunicação, sensores e capacidade de reabastecimento em voo, o C-32B garante mobilidade e autonomia a operações sigilosas em qualquer parte do mundo.

Tags:

Matérias Relacionadas