Projeto leva conscientização sobre cuidados com animais para alunos da rede municipal de São Gonçalo
Iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura

O Projeto Meu Ambiente segue incorporando a educação ambiental ao cotidiano das escolas da rede municipal de São Gonçalo. Na tarde desta terça-feira (29), uma ação educativa foi realizada na UMEI Margarida Maria Garcia Araújo, na Venda da Cruz. A atividade teve como foco a importância dos animais no meio ambiente e os cuidados necessários com eles.
A programação contou com duas palestras. A primeira foi ministrada pela veterinária sanitarista Viviane Alves, que explicou de forma lúdica a diferença entre animais domésticos e selvagens, além de abordar temas como maus-tratos, abandono e o que caracteriza um animal de rua.
“Abordamos alguns temas como o que são situações de maus-tratos e doenças que os animais de rua transmitem. O objetivo é que, de maneira didática, eles consigam discernir e identificar essas situações e o que é certo e errado. Isso abrange a saúde delas e a saúde coletiva”, explicou a veterinária.
A segunda palestra foi conduzida por um agente da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes, que atua no resgate de animais de grande porte. Ele falou sobre os perigos que animais soltos nas ruas podem oferecer à população, além de reforçar a importância da guarda responsável.
Leia também
▸ Bienal do Livro Rio 2025 movimenta R$ 1,18 bilhão no estado
▸ Editoras da região marcarão presença na 23ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip)
O Projeto Meu Ambiente é desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo, em parceria com a Secretaria de Educação. A iniciativa está vinculada ao Programa Municipal de Educação Ambiental.
“O trabalho de conscientização precisa começar desde cedo. Quando levamos esse tipo de conteúdo de forma acessível às crianças, estamos formando cidadãos mais empáticos, responsáveis e atentos às questões ambientais e de bem-estar animal”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Fábio Lemos.