Escultura de macacos com celulares é removida da Praça Arariboia após furtos
A Secretaria das Culturas de Niterói informou que o artista criador da obra foi comunicado da medida adotada pelo poder público

A escultura intitulada “Desconectados”, de macacos segurando celulares na Praça Arariboia, em Niterói, foi retirada antes do previsto nesta quinta-feira (17). A medida foi adotada após parte da obra de Beto Gatti, ser danificada por vândalos. Em menos de duas semanas, dois celulares dos macacos foram furtados, o último na terça-feira (15).
A remoção da escultura estava prevista no cronograma da exposição, porém precisou ser antecipada. A escultura integra a mostra “Primórdios Digitais” e critica a utilização excessiva de celulares nos relacionamentos humanos.
Leia também:
BioParque do Rio fecha temporariamente após morte de galinhas-d’angola
Polícia Federal cumpre mandados contra Jair Bolsonaro em Brasília
De acordo com a Guarda Municipal, as rondas foram reforçadas na localidade. Além disso, o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) foi acionado para identificar o criminoso que furtou parte da obra.
A Polícia Militar informou que o 12º BPM (Niterói) não foi chamado para atender a ocorrência.
A Secretaria das Culturas de Niterói informou que o artista criador da obra foi comunicado da medida adotada pelo poder público. Depois da remoção da escultura da Praça Arariboia, somente a peça situada em frente ao Museu de Arte Contemporânea (MAC), permanecerá instalada.