Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,6929 | Euro R$ 6,5081
Search

'Café fake': Anvisa proíbe fabricação e venda de três marcas após detectar toxina em produtos

As marcas já haviam sido desclassificadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em 25 de março por serem impróprias para consumo

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 02 de junho de 2025 - 12:24
Marcas de 'café fake' apreendido
Marcas de 'café fake' apreendido -

A Agência Nacional de Vigilância Nacional (Anvisa) proibiu, nesta segunda-feira (2), a fabricação e venda de três marcas de "pó para preparo de bebida sabor café", conhecido como "café fake", após inspeções constatarem a presença da toxina ocratoxina A, substância imprópria para o consumo humano.

As marcas Melissa, Pingo Preto e Oficial já haviam sido desclassificadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em 25 de março por serem impróprias para consumo. Os produtos apresentaram irregularidades na rotulagem — informavam conter “polpa de café” e “café torrado e moído”, mas utilizavam ingredientes de qualidade inferior, como grãos crus ou até resíduos.


Leia também 

Moradores do Boaçu, em SG, relatam 'onda' de assaltos e insegurança

Mãe encontra animal morto em fralda de bebê; Entenda


Análises laboratoriais do Ministério da Agricultura detectaram ainda a presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite permitido, que é de 1%, segundo a legislação:

- matérias estranhas são: pedras, areia, grãos ou sementes de outras espécies vegetais, como de erva daninhas;

- e impurezas são: galhos, folhas e cascas.

A resolução da Anvisa desta segunda (2) determina a proibição, comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso dos produtos. Todos os lotes devem ser recolhidos.

Matérias Relacionadas