Graduações de medicina e direito só poderão ser feitas de forma presencial a partir de 2027
Odontologia, Psicologia e Enfermagem também não poderão mais ser realizados de forma remota

O Ministério da Educação (MEC) vai mudar as diretrizes de diversos cursos online a partir de 2027. A determinação indica que eles não poderão mais ser integralmente online, sendo obrigatório que 20% da carga horário seja realizada presencialmente, ou em aulas ao vivo com professores ou atividades síncronas. Provas e outras atividades também serão realizadas de forma presencial.
Com a decisão, a partir de 2027 cursos como Medicina, Direito, Odontologia, Psicologia e Enfermagem serão realizados presencialmente em sua totalidade. “A área da saúde, por exemplo, Enfermagem, quando chegamos ao ministério, 40% das matriculas que estavam sendo autorizadas eram a distância. Nós suspendemos isso e com certeza essa vai ser uma das áreas que vamos garantir 100%”, disse o ministro da Educação, Camilo Santana.
A decisão sobre o ensino a distância era para ter sido publicado ainda em dezembro do ano passado, mas esperando um melhor momento para anunciar as mudanças, o governo optou por adiar a publicação em seis meses.
Leia também:
➣Guarda Municipal de Niterói prende homem por furto de tampas de bueiro em Piratininga
➣ PM encontra casal morto em prédio na Zona Sul do Rio; Investigação está em andamento
Os alunos matriculados até o início da nova regra irão concluir seus respectivos cursos de acordo com o modelo registrado na matrícula.