Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,6653 | Euro R$ 6,429
Search

SEOP realiza 'Operação Tatuí' em Copacabana, no Rio, para coibir irregularidades na orla

Agentes removeram estrutura completa de barraca enterrada na areia, além de outros objetos irregulares encontrados

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 01 de maio de 2025 - 17:14
Ação da SEOP
Ação da SEOP -

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) realizou, entre a noite de quarta-feira (30) e a madrugada desta quinta-feira (1), a Operação Tatuí, em Copacabana. A ação teve como objetivo identificar e apreender mercadorias e materiais enterrados ou deixados irregularmente na areia, além de promover o ordenamento e a desobstrução da orla.

Durante a operação, os agentes encontraram a estrutura de uma barraca localizada em frente ao palco onde será realizado o show da cantora Lady Gaga, no próximo sábado (3). A estrutura, de grande porte e composta por dezenas de barras de ferro, foi desenterrada e removida do local.

Também foram desenterradas e apreendidas dezenas de bebidas diversas, como garrafas de água, bebidas alcoólicas e 10 cocos, além de lonas dispostas irregularmente na faixa de areia, que foram encontradas obstruindo o local.


Leia também: 

STF reestabelece prisão de ex-secretário da Polícia Civil do Rio

Interdição da Anvisa contra creme dental da Colgate volta a valer; Saiba mais


Na ocasião, as equipes também localizaram materiais pertencentes a barraqueiros, como cadeiras e coolers, que ocupavam a areia de forma indevida. Esses itens, além de interferirem na livre utilização da orla, dificultam o trabalho de limpeza realizado pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB). Todos os materiais foram apreendidos, e os responsáveis pelas barracas autuados.

“Esse trabalho de prevenção feito pelas nossas equipes contribui para impedir a ocupação irregular da areia com objetos, garantindo a integridade física das pessoas, além de ajudar a reforçar o controle sobre a entrada de garrafas de vidro, objetos cortantes e outros materiais que podem oferecer risco, especialmente em meio a grandes aglomerações”, afirma o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Durante as ações de desobstrução do espaço público, também foram recolhidos diversos objetos pertencentes a ambulantes irregulares, como bolsas, mesas de praia e acessórios, que haviam sido deixados para trás, obstruindo a via.

A operação contou com o apoio da COMLURB, da Guarda Municipal (GM-Rio) e da Polícia Militar (PMERJ), que atuaram na garantia da segurança dos agentes durante a fiscalização.

Entrada de ambulantes credenciados para o show

A SEOP informa que o acesso dos ambulantes credenciados para trabalhar no show da Lady Gaga, no próximo sábado, dia 03, será feito exclusivamente pelas ruas: Martin Afonso, Prado Júnior, Hilário de Gouveia, Santa Clara e Xavier da Silveira. A medida, alinhada com a organização do evento e com a PMERJ, visa auxiliar na fiscalização e na checagem dos itens proibidos para os comerciantes ambulantes, como garrafas de vidro e grandes estruturas.

Imagem ilustrativa da imagem SEOP realiza 'Operação Tatuí' em Copacabana, no Rio, para coibir irregularidades na orla
Imagem ilustrativa da imagem SEOP realiza 'Operação Tatuí' em Copacabana, no Rio, para coibir irregularidades na orla
Imagem ilustrativa da imagem SEOP realiza 'Operação Tatuí' em Copacabana, no Rio, para coibir irregularidades na orla

Matérias Relacionadas