Interdição da Anvisa contra creme dental da Colgate volta a valer; Saiba mais
Anteriormente, a Colgate havia entrado com recurso para derrubar a medida

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) voltou a interditar o creme dental Colgate Total Clean Mint. A determinação, feita inicialmente em 27 de março deste ano, voltou a valer. Anteriormente, a Colgate havia entrado com recurso para derrubar a medida.
"A medida estava suspensa em razão de um recurso da empresa, porém a própria fabricante retirou o recurso, que tinha efeito suspensivo sobre a interdição. Assim, a interdição do produto continua em vigor", disse a nota da Anvisa.
De acordo com a Anvisa, a ação é baseada nos artigos 6° e 7° da Lei nº 6.360/1976, que determina que um produto "nocivo à saúde ou não preenche requisitos estabelecidos em lei implica na sua imediata retirada do comércio e na exigência da modificação da fórmula de sua composição e nos dizeres dos rótulos, das bulas e embalagens, sob pena de cancelamento do registro e da apreensão do produto".
Leia também:
Inscrições de jovens e adultos para Encceja encerram nesta sexta-feira
Dia do Trabalho: Quais as novas profissões do século e as que ainda resistem ao tempo?
Relatos de consumidores
Nas redes sociais, diversos perfis relatam efeitos adversos percebidos após um período de utilização regular do produto, como: inchaço nos lábios, afta, irritação e queimação. Por isso, a interdição foi determinada como parte de uma medida de fiscalização para reduzir potenciais riscos associados ao produto.
A versão do creme dental lançada no ano passado utiliza fluoreto de estanho, ingrediente diferente da versão anterior, que utilizava fluoreto de sódio. Neste ano, a Anvisa recebeu, até 19 de março, oito notificações relatando 13 casos de eventos adversos relacionados ao uso da nova versão do creme dental da Colgate.
Confira a nota da Colgate na íntegra:
"A Colgate confirma que em 29 de abril de 2025 apresentou perante a ANVISA seu pedido de retirada do recurso contra decisão que determinou a interdição temporária do produto Colgate Total Clean Mint, implicando assim que a medida cautelar retoma a sua validade. A decisão da Colgate é incentivada pela colaboração contínua com a Anvisa e pelo avanço das investigações técnicas junto à agência. A empresa acredita numa resolução oportuna do tema.A Colgate reafirma a segurança e qualidade do seu produto Colgate Total Clean Mint, o qual segue os rígidos padrões das agências regulatórias. Seguimos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Colgate Total Clean Mint por meio do nosso canal oficial de atendimento.