Moradores da Trindade reclamam de vazamento de esgoto há mais de um mês; Vídeo
O vazamento teve início após obras de saneamento

Moradores da Rua Guadalajara, na esquina com a Rua Curitiba, no bairro Trindade, têm enfrentado há mais de um mês um vazamento constante de esgoto. O problema teve início após obras realizadas pelo Consórcio SAG, como parte do Sistema de Esgotamento Sanitário de Alcântara, da Secretaria Estadual de Ambiente (SEA), mas que até hoje não foi concluída.
Segundo relatos dos moradores, a situação se agravou desde o início da intervenção. “Começaram a mexer para colocar água, mas a obra parou no meio e o esgoto começou a vazar. Agora, ninguém resolve”, desabafa um dos moradores.

Leia também:
Chuva intensa deixa pontos de alagamento em São Gonçalo
Funcionário cai no mar durante incêndio em plataforma de petróleo no Norte Fluminense
A comunidade relata preocupação com os riscos causados pelo vazamento: há possibilidade de afundamento do asfalto com a passagem de veículos, perigo para crianças que circulam pela área e o forte mau cheiro que se espalha pelas casas.
Na tentativa de evitar acidentes e melhorar as condições de higiene, os próprios moradores tentaram conter o esgoto por conta própria, mas sem sucesso. O problema persiste, escorrendo livremente pela via.
“É tudo água de esgoto, água suja, que pode causar doenças. Essa poça não seca nunca. É perigoso por causa de mosquito. Tá horrível! Pode estar o sol mais quente do mundo que essa água fica aí parada”, relatou a moradora Patrícia Leite, 52.
Procurada pela reportagem, a concessionária Águas do Rio informou, por meio de nota, que “não se trata de uma rede da concessionária, mas apoiará na desobstrução do sistema no local”. A empresa reforçou ainda que está à disposição da população pelo telefone 0800 195 0 195, com atendimento gratuito também via WhatsApp.
Em nota, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade informou que, "até o momento, não tinha conhecimento dos problemas associados à obra apontados pelos moradores e, nos próximos dias, enviará uma equipe ao local para apurar. A pasta ambiental também esclarece que os contratos com o Consórcio CSAG foram interrompidos. Assim, está em tramitação uma nova licitação para as obras de Implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário das Bacias dos Rios Alcântara, Mutondo e Caçador, em São Gonçalo. Os serviços estão previstos para recomeçarem no segundo semestre de 2025".
*Matéria atualizada às 13h48 de 22 de abril de 2025