Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,9933 | Euro R$ 6,2762
Search

Bloco Carnavalesco 'Filhos da Pauta' está de volta ao Carnaval de Niterói

Agremiação composta por jornalistas, amigos e representantes do mundo do samba e do Carnaval, já tem organizado evento de retomada, e pleiteia participar do circuito oficial da festa na cidade

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 19 de novembro de 2024 - 16:10
Niterói teve dois blocos surgidos a partir do 'Filhos da Pauta': o 'Segundo Clichê' e o 'Pauta Quente'
Niterói teve dois blocos surgidos a partir do 'Filhos da Pauta': o 'Segundo Clichê' e o 'Pauta Quente' -

Após oito anos, o Bloco Carnavalesco 'Filhos da Pauta' está de volta. Composta por jornalistas, amigos e representantes do mundo do samba e do Carnaval, a agremiação ressurge oito anos após a extinção dos blocos temáticos desse segmento, no eixo Niterói/São Gonçalo (RJ) criados, fundamentalmente, para ser referência à cultura e ao lazer de seus integrantes, dentro do melhor espírito do Carnaval.

O Projeto de revitalização do 'Filhos da Pauta' está sendo desenvolvido por jornalistas da região e colaboradores ligados ao mundo do samba e do Carnaval da cidade. Para a consolidação do projeto, foi preciso a reformulação e atualização de toda parte administrativa da agremiação - com a reativação do CNPJ, da diretoria e a obtenção de certidões negativas de débito de órgãos federais, estaduais e municipais.

O 'Pauta Quente' e o 'Segundo Clichê' chegaram a abrir os desfiles das escolas de samba na cidade
O 'Pauta Quente' e o 'Segundo Clichê' chegaram a abrir os desfiles das escolas de samba na cidade |  Foto: Arquivo/Imprensa Niteroi

Lançamento - O lançamento oficial do 'Bloco Filhos da Pauta' deverá acontecer em uma data de fim de semana, entre o final de janeiro e meados de fevereiro de 2025, na Praça do Tower 2.000, no Centro de Niterói, com uma roda de samba, com convidados, em um show ao vivo, com gravação em áudio e vídeo. Foram planejados, de forma detalhada, todos os processos necessários para a plena realização do evento, com contatos aos artistas convidados, de sonorização, e de apoio, entre outros itens para criação de estrutura necessária.

Carnaval 2026 - Todo material audiovisual captado vai virar um documentário, que será lançado em meados de 2025, marcando, então, o início da preparação para o Carnaval de 2026, quando a agremiação deverá, então, fazer o primeiro desfile oficial. "Tudo está sendo feito de forma a preservar as tradições e processos que tornaram os blocos de imprensa um sucesso na região, a partir da criação do 'Filhos da Pauta', ainda na década de 80", relembrou o jornalista, compositor e produtor musical Sérgio Soares, um dos membros do grupo que participa do projeto de revitalização.


Leia também: 

Dorival Júnior confirma escalação do Brasil para duelo contra o Uruguai, pelas Eliminatórias da Copa

Viradouro perde 'Maria Preta' um dos mais tradicionais compositores da vermelha e branca de Niterói


Objetivo - A proposta dos organizadores da revitalização do 'Filhos da Pauta' é tentar reunir todos os amantes dos blocos de imprensa criados posteriormente na região, como o 'Segundo Clichê', 'Pauta Quente', em Niterói, e 'A Pauta Caiu', em São Gonçalo, e que com o passar dos anos, acabaram encerrando as atividades.

Bloco Carnavalesco 'A Pauta Caiu' surgiu na imprensa de São Gonçalo
Bloco Carnavalesco 'A Pauta Caiu' surgiu na imprensa de São Gonçalo |  Foto: Arquivo/A Pauta Caiu

Homenageados - O projeto é que o enredo a ser apresentado no Carnaval de 2026, sejam homenageadas não apenas essas agremiações, mas todos os jornalistas, com ligações ao samba e ao Carnaval, com relevantes serviços prestados à cultura, que morreram nos últimos anos.

Os idealizadores do projeto acreditam que a recriação da agremiação que originou toda a história dos blocos ligados à imprensa seja também uma forma de colaboração cultural para fortalecer ainda mais a categoria, retomando-se o antigo hábito de encontros e intercâmbio entre esses profissionais. A revitalização do 'Filhos da Pauta' é discutida desde 2018, mas o surgimento da pandemia do coronavírus, que se estendeu pelos anos subsequentes, acabou levando os idealizadores a refazer o planejamento e colocá-lo em prática no ano de 2024.

Matérias Relacionadas