Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,9933 | Euro R$ 6,2762
Search

Explosões e morte colocam Brasília em alerta

Tudo aconteceu na noite dessa quarta-feira (13) e levou forças de segurança pública a montarem esquema especial

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 14 de novembro de 2024 - 00:19
Tudo aconteceu no início da noite dessa quarta-feira (13) e colocou Brasília em alerta
Tudo aconteceu no início da noite dessa quarta-feira (13) e colocou Brasília em alerta -

Duas explosões, em um intervalo de cerca de 20 segundos, ocorreram perto do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, no início da noite desta quarta-feira (13). Uma pessoa morreu, e a área foi isolada. Bombeiros e militares especializados em explosivos foram ao local e um esquema especial de segurança foi montado.

Por volta das 19h30 desta quarta, um carro explodiu no estacionamento que fica entre o STF e o Anexo IV da Câmara dos Deputados. No porta-malas, havia fogos de artifício e tijolos. O veículo tem placa de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. O dono é Francisco Wanderley Luiz, que foi candidato a vereador pelo PL nas eleições municipais de 2020 e não se elegeu. Ele teve 98 votos naquela disputa). Segundo a Polícia Civil, ele alugou uma casa em Ceilândia, no Distrito Federal, dias atrás.


Leia também: 

DPO do Retiro São Joaquim, em Itaboraí, é atacado a tiros

Flamengo não consegue superar Atlético/MG e fica no 0 a 0


Cerca de 20 segundos após o episódio no estacionamento, um homem morreu em uma outra explosão, ocorrida na Praça dos Três Poderes (que fica entre o STF, o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto). Segundo o Boletim de Ocorrência da Polícia Civil, a vítima da explosão foi identificada como sendo Francisco Wanderley Luiz, o proprietário do veículo que também explodiu no estacionamento entre o STF e o Anexo IV da Câmara dos Deputados.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que a Polícia Federal vai abrir inquérito sobre o suposto atentado na noite desta quarta-feira (13) na Praça dos Três Poderes. 

De acordo com o ministério, foram acionados policiais do Comando de Operações Táticas (COT), do Grupo de Pronta-Intervenção da Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal, peritos e o grupo anti-bombas da instituição. que estão conduzindo ações no local.

Nas redes sociais, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, disse que as forças federais acompanham atentamente os desdobramentos das explosões e estão preparadas para assegurar o pleno funcionamento dos Poderes.

"A Polícia Federal está trabalhando com rigor para elucidar, com celeridade, a motivação das explosões na Praça dos Três Poderes, em frente ao Supremo Tribunal Federal, e nos arredores do Congresso Nacional”, pontuou o ministro, que está em viagem ao Uruguai.

Matérias Relacionadas