Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,4539 | Euro R$ 5,9884
Search

Aeronave pousa em Beirute para 2º voo de repatriação de brasileiros

FAB ainda não divulgou número de pessoas que serão resgatadas

relogio min de leitura | Escrito por Agência Brasil | 07 de outubro de 2024 - 12:09
A aeronave buscará um novo grupo de brasileiros nos próximos dias
A aeronave buscará um novo grupo de brasileiros nos próximos dias -

A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou em Beirute, no Líbano, às 10h40 (horário de Brasília) desta segunda-feira (7).

Além do resgate de brasileiros como parte da Operação Raízes do Cedro, a aeronave também foi empregada para levar doações de insumos de saúde do governo brasileiro ao Líbano: 20 mil seringas com agulhas e 4 mil agulhas individuais.

A FAB ainda não divulgou o número de brasileiros que estarão no segundo voo de repatriação.

De acordo com o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, a Operação Raízes do Cedro terá caráter continuado com o intuito de repatriar, por semana, cerca de 500 brasileiros. A expectativa é que o novo grupo de repatriados chegue ao Brasil na terça-feira (8), por volta das 10h.

Estima-se que 20 mil brasileiros morem em território libanês. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) contabiliza cerca de 3 mil brasileiros que desejam deixar o país, em meio à escalada das operações militares das Forças Armadas de Israel.


Leia também:

Eleições vereadores: Leniel Borel e Ana Carolina Oliveira são eleitos com expressivo percentual no RJ e SP

Eleições 2024: confira a lista de vereadores eleitos em Niterói


Primeira fase

Os primeiros 229 brasileiros repatriados chegaram na manhã de domingo (6) na Base Aérea de São Paulo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recepcionou o grupo. Logo após o desembarque, ele fez um rápido discurso criticando o posicionamento de Israel de "matar inocentes, mulheres e crianças, sem nenhum respeito pela vida humana".

"O Brasil é um país generoso e não tem contencioso com nenhum país do mundo porque a gente não deseja guerra. A guerra só destrói. O que constrói é a paz", disse o presidente.

Matérias Relacionadas