Feira das Profissões de Maricá abre nesta quinta-feira (26/10) no Esporte Clube
A abertura oficial com o prefeito Fabiano Horta e o secretário de Trabalho, Marcus Bambam, acontece às 14h
A Prefeitura de Maricá promove de quinta-feira a sábado (26 a 28 de outubro) a terceira edição da Feira das Profissões, evento com debates, palestras e ofertas de empregos e cursos. A abertura oficial com o prefeito Fabiano Horta e o secretário de Trabalho, Marcus Bambam, acontece às 14h desta quinta-feira, no Esporte Clube Maricá, no Centro. O espaço reunirá estandes de diversas empresas públicas e privadas, e de instituições de ensino técnico e universitário, e é uma excelente oportunidade para busca do primeiro emprego e para recolocação no mercado de trabalho.
Leia também:
Universo realiza a 11ª edição da feira de profissões em São Gonçalo
Outubro Rosa: Inscrições abertas para o pedal mais rosa de Itaboraí
Estão confirmadas palestras sobre tendências da moda, oportunidades para empreendedores, acessibilidade para pessoas com deficiência, projetos e metas da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) e Mumbuca Futuro; painéis sobre Escola de Startup, Mumbuca Verde (moeda digital de compensação ambiental), Mumbucar (aplicativo utilizado para corridas de táxis pago com moeda social que passará a incluir mototaxistas), aplicativos de compras com moeda social e de mobilidade, entre outros.
Serviço:
3ª Feira das Profissões de Maricá
Data: de 26 a 28 de outubro
Horário: 14h às 20h
Local: Esporte Clube Maricá
Endereço: Rua Barão de Inoã, 172, Centro
Programação:
Quinta-feira (26/10)
14h – Abertura com prefeito Fabiano Horta, secretário de Trabalho Marcos Bambam e presidente da Codemar Hamilton Lacerda
15h30 – Palestra “Maricá de olho no futuro” com o cineasta Silvio Tendler
16h – Painel 1:Tecnologia, Desenvolvimento e Trabalho – Mediadora Jennifer Lemos (Codemar). Tema “Educação para transformação: Programa Maricá Edutech e Escola de Startup de Maricá” com Edson Romão (Adaptideas)
16h30 – Martius Vicente (diretor da Faculdade de Administração da UFF)
16h30 – Palestra “A experiência Sanemar: Projetos e Metas” com Rita Rocha – arquiteta, urbanista, doutora em Demografia e presidente da Companhia de Saneamento de Maricá
17h – Palestra “Espetáculo: fora do eixo macro – tendência a Outono-Inverno 24” com Angélica Coelho, especialista em Indústria Avançada Confecção 4.0 e bacharel em Design
18h – Painel 2:Tecnologia e Criação de Novas Empresas – Mediadora Jennifer Lemos (Codemar). Tema “Parques tecnológicos e incubadoras de empresas” com Catarina Azevedo (responsável técnica da rede de incubadoras)
18h30 – Willian Higa (Codemar)
18h30 – Palestra “Mumbuca Futuro: o papel da Incubadora de Inovação Social Mumbuca Futuro no fomento à economia solidária no município” com Rayanne de Medeiros e Julia Fernandes
19h – Debate
19h30 – Encerramento
Sexta-feira (27/10)
14h – Palestra “Tendências na indústria da moda: oportunidades para empreendedores” com Márcio Porciúncula, publicitário e design gráfico com pós-graduação em Gestão de Negócios.
14h30 – Painel 3: Economia Verde – Mediador Danilo Pitarello. Tema “Mumbuca Verde: preservar o meio ambiente e gerar riqueza” com Pamela Pádua (BMV)
15h – Paulo Neto (diretor de Economia Criativa e Sustentabilidade da Codemar)
15h30 – Debate
15h30 – Palestra “PIC: a pesquisa científica sobre o território de Maricá” com Raja Khalil e Vinícius Ximenes
16h – Painel 4: Trabalho, Diversidade e Inclusão – Mediador Danilo Pitarello. Tema “Políticas inclusivas para o mercado de tecnologia e inovação” com Jennifer Lemos (Codemar)
16h30 – Camila Cristina Ribeiro Silvestre (CEO no Studio das Pretas)
17h – Bruno Campos Macedo (colaborador do Banco Mumbuca)
17h30 – Debate
18h – Palestra “As relações das pessoas no ambiente de trabalho” com Walter Thuller
18h30 – Palestra “Qualifica Maricá: da qualificação à pesquisa social” com Rita de Cássia Marcos da Silva e Eduardo Jangutta
19h – Encerramento
Sábado (28/10)
14h – Abertura com vídeos da Codemar
14h30 – Painel 5: Economia Solidária – mediador Danilo Pitarello. Tema “Economia Solidária e modelos alternativos de desenvolvimento” com Andrea Cunha (secretária municipal de Economia Solidária)
15h – Joaquim Melo (diretor da plataforma E-Dinheiro e criador do Banco Palmas)
15h30 – Manuela Mello (presidente do Banco Mumbuca)
15h30 – Palestra “As pessoas surdas no papel do futuro: Educação, Tecnologia e Acessibilidade” com Joaquim da Silva Júnior, doutorando em Gestão de Sistemas Complexos da UFRJ e presidente da Associação de Tecnologia de Inovações de Surdos.
15h30 – Palestra “Construindo um futuro sustentável: oportunidades de emprego e qualificação com o projeto Bem-Viver Alimentar em Maricá” com Cláudio Gimenez (presidente do ICTIM), Michelle Rodriguez (Açougue Vegano), Suzi Clementino (Empório I Piatti), Felipe Britto (Tomates do Brasil), Hélio Porto (Restaurante Escola) e Virlei da Silva (Cooperar).
16h30 – Painel 6: Inovação, Cultura e Desenvolvimento – mediador Danilo Pitarello. Debatedores: Renata Santos (UFRJ) e Laiz Peres Solis (Codemar)
18h – Debate
19h – Painel 7: Tecnologia e Políticas Públicas – Mosaico de Aplicativos – mediador Danilo Pitarello. Tema “Fábrica de aplicativos da Codemar: MumbuCar rumo à inclusão de serviços de mototaxistas” com Douglas Oliveira (secretário municipal de Transportes)
19h30 – Messias (liderança dos mototaxistas)
20h – Debate
20h30 – Encerramento