Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar up 5,1592 Euro up 5,3253
Search

Clube Tamoio pode virar filial de rede de supermercados, entenda!

Vereadores decidirão o futuro do clube

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 19 de fevereiro de 2022 - 13:22
O clube foi vendido em 2021
O clube foi vendido em 2021 -

O Clube Tamoio pode ser 'destombado' nesta semana. Com isso, o espaço deixará de ser patrimônio da cidade. O clube foi leiloado e vendido para novos donos ainda no final de 2021, por causa de uma dívida antiga. Agora, parece que mais uma nova polêmica está envolvendo o grêmio que faz parte da história de São Gonçalo: o espaço poderá se tornar uma filial de uma grande rede de supermercados. As informações são do jornal Extra. 

A medida segue para votação na Câmara de Vereadores de São Gonçalo. Caso a resposta deles seja positiva, os novos donos do clube deverão vender o espaço para uma grande rede de supermercados, cujo nome ainda não foi divulgado.

Vale lembrar que o clube é tombado e, por isso, não pode ser demolido ou alterado de alguma forma no quesito estrutura/construção. Ainda no final de 2021, no entanto, surgiram informações de que os novos donos do local queriam demolir parte da estrutura. Na época, o juiz Euclides de Lima Miranda, da 3º Vara Civil de São Gonçalo, determinou a proibição de qualquer tipo de demolição ou construção que altere as características arquitetônicas do tradicional Clube Tamoio, localizado no Centro de São Gonçalo. Em caso de descumprimento, os novos proprietários poderiam ser multados em R$50 mil reais. Caso os vereadores aprovem a proposta do supermercado atual, o clube será 'destombado', deixará de ser patrimônio histórico e aí sim poderá ser reformado.

Os vereadores irão decidir se o clube poderá ou não ser 'destombado' em uma sessão na próxima quarta-feira (23). Segundo o Extra, a nova filial de supermercados poderá gerar mais de 300 novos empregos no município.

Na época da venda do clube, gonçalenses se revoltaram com a situação
Na época da venda do clube, gonçalenses se revoltaram com a situação |  Foto: Arquivo OSG/Layla Mussi
 

História do Tamoio

Fundado em 1917, o Tamoio Futebol Clube era o responsável por abrir o carnaval carioca entre as décadas de 60 e 80, tendo seus concursos de fantasias luxuosas sendo transmitidos pelas emissoras de televisão da época. Os bailes de carnaval que aconteciam no clube também eram bastante conhecidos pela região.

Após a abertura de um parque aquático nas dependências do clube, o local passou a ser escolhido para sediar projetos sociais, como aulas de luta e natação.

No esporte, o Tamoio Futebol Clube chegou a participar da Série B1 do Carioca, além de ser quatro vezes campeão do Citadino de São Gonçalo. Ao lado do Metalúrgico e do Mauá formavam o "Trio de Ferro" do futebol gonçalense.

Matérias Relacionadas