Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Sob emoção, familiares, amigos e autoridades se despedem do professor Joaquim de Oliveira em SG

Corpo de chanceler da Universo foi enterrado no cemitério de São Miguel na tarde desse sábado (23)

relogio min de leitura | Escrito por Ana Carolina Moraes e Sérgio Soares | 23 de outubro de 2021 - 19:41
O professor Joaquim morreu na última sexta-feira (22), após uma parada cardíaca
O professor Joaquim morreu na última sexta-feira (22), após uma parada cardíaca -

Sob forte emoção, com lágrimas, tristeza, e luto, uma multidão de mais de 200 pessoas, entre familiares, amigos, colaboradores e autoridades se despediram do chanceler da Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e ex-secretário de Esportes, Lazer e Turismo de São Gonçalo durante várias administrações, professor Joaquim de Oliveira, na tarde desse sábado (23). A cerimônia aconteceu no Cemitério de São Miguel, em São Gonçalo, onde o professor já havia demonstrado desejo de ser velado e enterrado. 

O professor morreu na tarde da última sexta-feira (22), aos 90 anos, e deixa sua esposa, a professora e reitora da Universo, Marlene Salgado de Oliveira, além dos filhos Wellington, Jefferson e Wallace; 12 netos e uma bisneta. 

Na última despedida, à beira do túmulo, os três filhos fizeram questão de enfatizar o grande  legado deixado pelo pai, "um grande homem, que se preocupava com as pessoas, com a educação e o esporte".

Uma das autoridades presentes ao enterro foi o atual prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, que decretou luto de três dias na cidade. Ele relembrou a importância do professor Joaquim de Oliveira para o município.

"É uma perda grande para o município de São Gonçalo. Ele foi uma liderança política, um secretário atuante na sua pasta, comprometido com a formação de cidadãos e atletas. Por anos contribuiu com o crescimento da nossa cidade, além de fazer parte do grupo que trouxe a primeira universidade para São Gonçalo, a Universo. Vai deixar muitas saudades para quem conviveu com ele", afirmou o prefeito.

O Capitão Nelson esteve no local e prestou sua homenagem ao professor
O Capitão Nelson esteve no local e prestou sua homenagem ao professor |  Foto: Filipe Aguiar
 

Outro que relembrou de sua história com o professor Joaquim e família Salgado de Oliveira foi o vereador niteroiense Luiz Carlos de Freitas Gallo, atual secretário de Esporte e Lazer de Niterói. 

"Eu morei na Trindade por muitos anos na casa da família Salgado de Oliveira, quando eu tinha meus 13/14 anos, então, eu vi de perto a importância dele para o município, com tudo o que ele fez para São Gonçalo, tanto como secretário, quanto para a Educação. Eu vi quando ele e Dona Marlene inauguraram o Colégio de Aplicação Dom Helder Câmara e depois a primeira faculdade, que era a Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura (ASOEC), depois veio a Universo. Eu acompanhei ele tanto nesse lado profissional como no pessoal. Era um grande homem, um grande pai, comprometido com o bem estar da família e das pessoas. Hoje eu sou secretário de Esportes em Niterói, assim como ele foi em São  Gonçalo, e aprendi muito com ele, vendo ele atuar aqui no município", disse Gallo, eleito vereador de Niterói por oito mandatos.

O deputado estadual Coronel Salema também esteve no cemitério para se despedir do chanceler da Universo. "Eu tenho que reconhecer o empenho do Seu Joaquim e da Dona Marlene no pioneirismo em fundar o Colégio Dom Hélder e a Universo, lá atrás. Hoje, a escola e a faculdade são duas potências educacionais. A Universo tem campus não só no Rio, mas em outros estados. Mas, para além disso, para os filhos ele foi um pai maravilhoso, um exemplo. Ele também foi um ícone quando atuou como secretário, se tornando uma referência no Esporte e Lazer da região, com os projetos implantados. O professor Joaquim é referenciado até hoje pelos cidadãos gonçalenses, tanto como secretário quanto pela educação que ele propõe em suas universidades e escola", lembrou o deputado.

Além de políticos, diretores e colaboradores da Universidade Salgado de Oliveira (Universo) também estiveram presentes no sepultamento do professor Joaquim. 

"Perdemos um grande aliado da cidade, que viveu aqui por escolha e deixou um enorme legado na educação, no esporte e na cultura. Mas eu posso dizer que o que alegrava o coração dele no dia a dia era os seus milhares de amigos que acumulava por onde passou no percurso dos seus 90 anos", explicou o professor João Luiz de Souza, o 'João do Corujão', coordenador de projetos culturais da entidade.

Durante o enterro, familiares do professor cantaram músicas em homenagem a ele. O tema 'Noites Traiçoeiras", do Padre Marcelo Rossi, foi um dos hinos cantados com muita emoção para abençoar  a despedida do professor.

O desembargador federal William Douglas, que se tornou amigo dos filhos do professor, e acabou se aproximando da convivência com o chanceler Joaquim de Oliveira, também foi ao cemitério de São Miguel confortar seus familiares.

"Eu tive o privilégio de ter um grande convívio e uma boa relação com os amigos do Seu Joaquim, e vi o quanto ele era próximo de sua família e da universidade em que ele era chanceler. Ele amava tanto o município de São Gonçalo e sempre queria fazer o melhor para o município. Ele deixa, como foi falado aqui no enterro, um legado de amor e de saudades, mas, como também foi dito aqui, um dia todos irão se reencontrar", disse o magistrado. 

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo decretou luto de três dias após a morte do professor. "A Prefeitura de São Gonçalo lamenta, com pesar, o falecimento do professor Joaquim de Oliveira, chanceler da Universidade Salgado de Oliveira, ex-secretário de Esportes e Lazer do município e que, durante sua trajetória, sempre se preocupou em contribuir para o desenvolvimento da cidade. A Prefeitura decreta luto oficial de três dias no município", diz o comunicado assinado pelo prefeito Capitão Nelson.

Saiba Mais!

O Professor Joaquim

'Não tem como falar do esporte armador em São Gonçalo, sem lembrar do professor Joaquim'

Presidente da Câmara de São Gonçalo lamenta morte do Professor Joaquim

'Levantou a bandeira do esporte na cidade. Que falta vai fazer o Joaquim'

Matérias Relacionadas