Promessa de São Gonçalo, Gabriel Martins brilha no Vasco e conquista Copa Rio Sub-16
Com 16 anos, atacante tem passagens por Botafogo e Portuguesa-RJ, é escritor e já foi eleito Mister Brasil Mirim

Aos 16 anos, o gonçalense Gabriel Martins Lima já carrega nos pés os sonhos de um futuro promissor. Revelado nas escolinhas de São Gonçalo, o jovem atacante do Vasco brilhou na conquista da Copa Rio Sub-16 e mostra que talento, garra e dedicação não têm idade e nem limites.
Morador de Maria Paula, em São Gonçalo, Gabriel começou sua jornada no futebol aos 5 anos, no Centro Esporte e Lazer - Trops. Foi lá que ele chamou a atenção dos primeiros olhares atentos ao seu talento, o que logo o levou ao Botafogo, clube parceiro da escolinha. Aos 7 anos, vestiu pela primeira vez a camisa alvinegra e permaneceu no clube até os 14, construindo uma sólida base como atacante.
Leia também:
Pedro Bial anuncia a morte da mãe, Susanne Bial, aos 101 anos
Companhia Lírica Lívia Dias apresenta “O Milagre das Rosas” neste fim de semana em Niterói
Durante esse período, acumulou conquistas e experiências que moldaram sua trajetória. Pelo Glorioso, somou quatro títulos importantes: foi vice-campeão Sub-8 da Copa Dente de Leite (Série Ouro), vice-campeão Carioca Sub-12 (Série Ouro), campeão Metropolitano Sub-13 (Série Ouro) e vice-campeão Metropolitano Sub-14 (Série Ouro).
Mas Gabriel, ou simplesmente "Lima", como é conhecido dentro das quatro linhas, queria mais. Em 2023, defendeu a Portuguesa-RJ no Campeonato Carioca Sub-15, onde atuou como artilheiro da equipe e ajudou o time a conquistar o vice-campeonato da Série Prata. O desempenho chamou atenção não só pelos gols, mas pela postura madura e técnica apurada.
Não demorou até que o Vasco se interessasse. Contratado para integrar a equipe Sub-16 como centroavante e ponta, o jovem fez valer a aposta. Foi um dos destaques na campanha vitoriosa do clube na Copa Rio Sub-16, participando ativamente dos jogos e contribuindo para o bicampeonato vascaíno na competição.
“Para mim, o futebol é tudo! Sempre joguei desde pequeno, e hoje sei que, através do futebol, posso dar um futuro melhor para mim e minha família. Meu maior objetivo sempre foi ser um jogador de futebol profissional da Série A”, confessou Lima.

Na categoria que disputa atualmente, Gabriel foi peça importante na conquista do bicampeonato do Vasco na Copa Rio Sub-16.
“Essa vitória é o resultado de um trabalho diário bem feito, e para mim esse título é um passo gigante na minha carreira”, afirmou o atleta.

Escritor e modelo
Além de jogador, o jovem Gabriel Martins também se destaca na literatura e nas passarelas. Aos 8 anos, escreveu o livro "O Zumbi Que Queria Amigos".
Em 2017, ganhou o título de Mini Mister Rio de Janeiro e faturou o 14ºNew face Niterói. No ano seguinte, também houve mais uma conquista em sua carreira de modelo, sendo o vencedor do Mister Brasil Mirim.
Sob supervisão de Marcela Freitas