Enel Rio alerta sobre cuidados com instalações provisórias no Carnaval
Durante o Carnaval, há um aumento considerável de estruturas provisórias, como barracas de alimentos e bebidas, em vias de grande circulação de pessoas

Durante o Carnaval, há um aumento considerável de estruturas provisórias, como barracas de alimentos e bebidas, em vias de grande circulação de pessoas e próximas ao trajeto de blocos. Quando feitas de forma inadequada, essas instalações podem representar riscos à segurança, principalmente relacionados à eletricidade. A Enel Rio faz um alerta sobre os pontos de atenção para quem vai aproveitar os dias de folia para trabalhar ou brincar o carnaval.
Fiação exposta
Fios desencapados, cabos improvisados e emendas mal isoladas podem causar choques elétricos e curtos-circuitos, sobretudo em ambientes com grande movimentação e exposição à chuva. O risco é ainda maior em locais com circulação intensa de pessoas e presença de líquidos, comuns em eventos de rua.
Leia também:
Princípio de incêndio atinge barracão da Acadêmicos do Grande Rio
'Não é não!': ataque em São Gonçalo expõe padrão da violência de gênero
Sobrecarga de tomadas
A sobrecarga de tomadas é outra situação preocupante. Conectar vários equipamentos no mesmo ponto (geladeiras, freezers, chapas elétricas, por exemplo) pode provocar aquecimento da fiação, aumentando o risco de incêndios e falhas no fornecimento de energia.
Evite acidentes durante o Carnaval
Para aumentar a segurança, as instalações elétricas provisórias devem ser feitas por profissionais habilitados, com o uso de materiais adequados e proteção correta dos cabos e conexões. Evite improvisações e respeite sempre a capacidade das tomadas, extensões e equipamentos utilizados. Não tente aproveitar fios partidos: descarte-os. Outra recomendação é não utilizar postes próximos para pendurar enfeites.
Em caso de emergência, comunique a Enel
Site: www.enel.com.br
App Enel Rio: disponível para iOS e Android
WhatsApp Elena: (21) 99601-9608
Central de Relacionamento: 0800 28 00 120
Sobre a Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km2. A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.