Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1994 | Euro R$ 6,1946
Search

Casa Brasil chega a marca de 65 mil visitantes e mantém programação gratuita no Carnaval

Equipamento cultural, com patrocínio do Ministério da Cultura e Petrobras, quer promover integração artística com a folia

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 10 de fevereiro de 2026 - 12:19
A expectativa é de que o espaço se consolide como um ponto de encontro entre arte e Carnaval
A expectativa é de que o espaço se consolide como um ponto de encontro entre arte e Carnaval -

O Carnaval está chegando e a Casa Brasil abre suas portas com entrada gratuita para os foliões amantes da arte. O equipamento cultural, apresentado pelo Ministério da Cultura e Petrobras, vai manter o espaço em funcionamento normal - de terça a domingo, das 10h às 17h - oferecendo uma alternativa cultural para quem circula pelo Centro do Rio.

Localizada no Corredor Cultural da cidade, as mostras coletiva “Casa Brasil, a exposição” e a individual “Tarde do Fauno” já ultrapassaram a marca de 65 mil visitantes em pouco menos de três meses. A expectativa é de que o espaço se consolide como um ponto de encontro entre arte e Carnaval.


Leia também: 

Theatro Municipal do Rio terá atividades de Carnaval no Educativo Arte Educação Petrobras em fevereiro

Após quatro homicídios em duas semanas, DH investiga disputa entre facções no Engenho Pequeno, em São Gonçalo


“Optamos por manter a Casa Brasil aberta porque queremos receber o folião, o turista internacional que vem conhecer nossa cultura e também promover um encontro das artes neste corredor cultural tão importante”, destaca Tania Queiroz, diretora da Casa Brasil.

Exposições ressaltam a arte brasileira

A Casa Brasil estará com a "Casa Brasil - A Exposição", que segue em cartaz até março e reúne obras de 57 artistas de todas as regiões do país, com linguagens e técnicas diversas. Os artistas foram selecionados por meio de chamada pública, reforçando o compromisso do projeto com a democratização do acesso e a diversidade da produção artística brasileira. Neste mesmo período, o espaço apresenta também “Tarde do Fauno”, exposição individual do artista Arthur Chaves.

Entre bailes e cortejos, o público que estiver pelo Centro do Rio durante o Carnaval terá a oportunidade de participar de oficinas, exposições, performances e encontros formativos.

“Aproveitamos o Carnaval ao mesmo tempo em que reafirmamos os equipamentos culturais como territórios de convivência, fortalecendo o encontro das artes”, afirma Jocelino Pessoa, diretor da V-Arte.

Nova fase na história da Casa

A Casa Brasil, centro cultural do Governo do Estado do Rio de Janeiro, vive uma nova fase após sua reestruturação realizada em parceria com a VARTE e viabilizada pelo Ministério da Cultura e pelo Governo Federal, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio oficial da Petrobras. Contemplada pelo edital Novos Eixos – Ícones da Cultura Brasileira, a iniciativa concorreu com mais de 8 mil propostas e foi uma das contempladas no Programa Petrobras Cultural e reafirma a missão do equipamento de valorizar a produção artística nacional, ampliar o acesso e colocar a brasilidade no centro de sua atuação.

Matérias Relacionadas